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Título: Do tratamento das reclamações à gestão da insatisfação: o comportamento de empresas hoteleiras mediante a insatisfação de seus clientes
Autor(es): Nery, Tânia Regina
Orientador: Lopes, Fernando Dias
Palavras-chave: Tratamento da Reclamação;Gestão da Reclamação;Gestão da Insatisfação;Hotelaria;Gestão;Complaint Handling;Complaint Management;Dissatisfaction Management;Hotel Sector;Management
Data do documento: 6-Set-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NERY, Tânia Regina. Do tratamento das reclamações à gestão da insatisfação: o comportamento de empresas hoteleiras mediante a insatisfação de seus clientes. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: A insatisfação do consumidor, devidamente tratada, é uma significativa fonte de informação para o gestor. Os estudos nessa área permitem ampliar a compreensão de determinadas atitudes e comportamentos do cliente, como a lealdade, a intenção de recompra e o aumento da satisfação e da confiança. Além de permitir o feedback dos consumidores, a insatisfação pode fornecer oportunidades significativas de aprendizado organizacional. A partir das informações de clientes insatisfeitos, as empresas podem detectar falhas nos serviços e desenvolver novos produtos. Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre o comportamento adotado por empresas do setor hoteleiro em Natal, RN, mediante a insatisfação de seus clientes. Buscou-se mapear os principais problemas apresentados pelos consumidores aos hotéis, na percepção de gestores e funcionários, bem como compreender o processo de coleta, análise e tratamento dos dados relacionados à insatisfação e a utilização de tais informações pelas empresas. Além disso, procurou-se relacionar as práticas organizacionais às abordagens de resposta das empresas encontradas na literatura: Tratamento da Reclamação, Gestão da Reclamação e Gestão da Insatisfação. A metodologia empregada foi o estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevistas em profundidade com gerentes e funcionários em seis hotéis; dois independentes e quatro pertencentes a redes hoteleiras nacionais e internacionais. Foram utilizados também documentos cedidos pelas organizações, como registros de reclamação de hóspedes e relatórios de pesquisas de satisfação, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam para um nível de conscientização elevado nas empresas sobre a importância da insatisfação do consumidor. Apesar de não atingir o nível máximo na escala de procedimentos, observa-se que a resposta à insatisfação acontece de forma planejada e sistemática, orientada para a satisfação do consumidor e melhoria de produtos e processos. As empresas hoteleiras devem ainda atentar para outras possibilidades de mapeamento da insatisfação do consumidor, o que implica, dentre outros aspectos, a articulação com uma gama de organizações públicas e privadas, de forma a garantir a sustentabilidade da atividade turística em longo prazo
Abstract: Consumer dissatisfaction, when properly handled, is a significant information source for the manager. Studies in this area allow broadening the understanding of certain customer attitudes and behaviors, such as loyalty, repurchase intention or satisfaction and trust increase. Above and beyond supporting consumer feedback, dissatisfaction can provide significant opportunities for organizational learning. Starting from dissatisfied customer information, companies can detect service flaws and develop new products. This work presents the results of an investigation on the behavior of businesses belonging to the hotel sector in Natal, RN, through the dissatisfaction of their customers. We have sought to map the main problems presented by customers to hotels, in the perception of managers and employees, as well as to understand both the process of dissatisfactionrelated data collection, analysis, and processing, and the utilization of such information by businesses. Beyond this, we have compared the habits of organizations to the company reaction approaches described in the literature: Complaint Handling, Complaint Management, and Dissatisfaction Management. The used methodology has been based on case study. Data was collected via indepth interviews with managers and employees in six hotels, two independent ones and four belonging to national and international hotel networks. We have also made use of documents provided by the organizations, such as guest complaint registers and reports from satisfaction surveys on which content analysis was subsequently performed. The results of the investigation point to a high level of awareness in the companies concerning the importance of consumer dissatisfaction. Even though the maximum grade in the procedure scale is not achieved, it has been observed that answer to dissatisfaction is given in planned and systematic form, geared towards consumer satisfaction and improvement of products and processes. Hotel businesses still have to look into other possibilities for mapping consumer dissatisfaction, which implies, among other aspects, articulation with a range of public and private organizations in such a way as to guarantee sustainability of touristic activities in the long term
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12093
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