Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12196
Título: Projeto café do trabalhador como promotor de segurança alimentar e nutricional: avaliação da eficácia da unidade Natal-RN
Autor(es): Araújo, Fábio Resende de
Orientador: Araújo, Maria Arlete Duarte de
Palavras-chave: Políticas sociais;Avaliação de políticas públicas;Fome zero;Restaurantes populares;Segurança alimentar e nutricional;Social policies;Evaluation of public policy;Fome zero;Popular restaurants
Data do documento: 8-Fev-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Fábio Resende de. Projeto café do trabalhador como promotor de segurança alimentar e nutricional: avaliação da eficácia da unidade Natal-RN. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: A avaliação das politicas públicas promotoras de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) trata-se de uma atividade multidisciplinar e de extrema relevância para a eficácia de ações de legitimação do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). O presente estudo teve por objetivo principal avaliar a eficácia da unidade Natal-RN do projeto Café do Trabalhador na promoção de SAN aos seus usuários. O referencial teórico esta apoiado na análise políticas públicas e nas dimensões do conceito de SAN (quantidade-regularidade e qualidade). Por meio de uma abordagem qualitativa, metodologicamente o trabalho tratou-se de uma avaliação de eficácia da unidade Natal-RN do projeto Café do Trabalhador à luz dos pressupostos do conceito de SAN. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental retrospectiva nos documentos oficiais do projeto, entrevistas semidirigidas com gestores envolvidos na sua implementação (representante da Secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência do RN SETHAS e da empresa terceirizada), aplicação de questionário socioeconômico com os usuários da unidade, verificação da quantidade-regularidade e qualidade das refeições ofertadas durante 15 dias (ciclo do cardápio) através de formulário descritivo do cardápio e preenchimento de formulário do tipo check-list para verificação dos cumprimentos de boas práticas. Como métodos de análise, utilizou-se a análise de conteúdo, estatísticas descritivas e comparação aos parâmetros previamente estabelecidos pelo projeto. Como categorias de análise foram definidas arranjo organizacional, acesso, usuário, quantidade-regularidade dos alimentos e qualidade dos alimentos. Entre os principais resultados, constatou-se na categoria arranjo organizacional que a implementação do projeto desconsiderou critérios técnicos na escolha dos municípios e na distribuição quantitativa de refeições para cada localidade. Foi verificado que a avaliação das ações da empresa terceiriza pela SETHAS não vem sendo realizada. Observou-se na categoria acesso, que a unidade possui uma localização estratégica, porém insuficiência do espaço do refeitório. O principal entrave ao acesso econômico dos usuários é falta de um cadastro para os beneficiários. Na categoria Usuários, foi identificado que a clientela do projeto trata-se predominantemente de homens, com mais de 51 anos, baixa escolaridade, com renda inferior a 1 salário obtida através de emprego informal, que se locomovem até a unidade por meio de transporte coletivo, frequentando todos os dias de funcionamento motivados principalmente pelo preço. Sobre as refeições a categoria Quantidade-regularidade de alimentos evidenciou que o cardápio atende 95% das necessidades pretendida de energia, e que os feriados e finais de semana são períodos de interrompimento da regularidade da oferta das refeições. No tocante a categoria Qualidade dos alimentos, verificou-se que no aspecto nutricional existem no cardápio fontes alimentares ricas em sódio, nitratos e pobre em fibras. No aspecto higiênico-sanitário as principais limitações são ligadas ao manejo de resíduos, falta de controles da exposição do alimento preparado e inadequações da estrutura física. Os resultados e forma geral demostraram que o arranjo institucional dos órgãos vinculados ao projeto deve estabelecer uma sistemática de avaliação para que projeto se institua como promotor da SAN e supere estes entraves
Abstract: The evaluation of public policies that promote Food Security and Nutrition (FSN) it s a multidisciplinary activity extremely relevant to the effectiveness of actions to legitimize the Human Right to Adequate Food (HRAF). This study aimed at assessing the effectiveness of the unit project Natal-RN Café do Trabalhador in promoting SAN to its users. The theoretical framework is based on the public and political and on the dimensions of the concept of FSN (quantity and quality-regularity). Through a qualitative approach, methodologically this was the work of an evaluation of efficiency of the unit Natal-RN of Café do Trabalhador project in light of the assumptions of the concept of SAN. Data collection was conducted through retrospective archival research in official documents of the project, semi-structured interviews with managers involved in its implementation (representative of the Secretary of State for Employment, Housing and Care of RN SETHAS and third party), socioeconomic questionnaire applied to the users of the unit, check the amount, regularity and quality of meals offered for 15 days (menu routine) using the descriptive form menu and form filling type checklist for verification of compliance with good practices . Methods of analysis, we used content analysis, descriptive statistics and compared to previously established parameters for the project. As categories of analysis were defined organizational arrangement, access, user, food quantity-regularity and food quality. The results show that, it was found in the category arrangement that will implement the project dismissed technical criteria for choosing the districts and the quantitative distribution of meals for each location. It was found that the valuation of the shares of the company outsources technical SETHA has not been performed. We observed in the access category, the unit has a strategic location, but lack of space in the refectory. The main obstacle to economic access for users is the lack of a register for the beneficiaries. In the category of users, it was identified that the clientele of the project it is predominantly men, with more than 51 years, low education, earning wages less 1 obtained through informal employment, which they move up through the unit transport collective, go to all days of operation due primarily to price. About the meals category quantity-regularity of food showed that the menu serves 95% of the desired needs, and that holidays and weekends are periods of disrupting the regularity of supply of meals. Regarding the category of food quality, it was found that the nutritional aspect on the menu are food sources rich in sodium, nitrates and low in fiber. In the aspect of hygiene and sanitation are the main limitations related to waste management, lack of exposure controls of food prepared and inadequacies of the physical structure. The results showed that in general and the institutional arrangement of the organs attached to the project should establish a systematic evaluation project is to establish as a promoter of and FSN overcome these obstacles
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12196
Aparece nas coleções:PPGA - Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProjetoCafeTrabalhador_Araujo_2011.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.