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Título: A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público
Autor(es): Pereira, Fernando Antônio de Melo
Orientador: Ramos, Anatália Saraiva Martins
Palavras-chave: E-learning. Escala de prontidão tecnológica. Teoria da desconfirmação da expectativa. Satisfação. Intenção de continuidade de uso;E-learning. Technology readiness index. Expectancy disconfirmation theory. Satisfaction. Continuance intention use
Data do documento: 21-Mar-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PEREIRA, Fernando Antônio de Melo. A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: Este estudo busca investigar os construtos da Escala de Prontidão Tecnológica (TRI) e da Teoria da Desconfirmação da Expectativa (EDT) como determinantes da satisfação e da intenção de continuidade de uso em serviços de e-learning. É proposto um modelo teórico que busque mensurar o fenômeno adequado às necessidades das organizações públicas que oferecem cursos de capacitação à distância com uso de plataformas virtuais para seus funcionários. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem analítica quantitativa, por meio de survey online em uma amostra de 343 funcionários de 2 organizações públicas do RN que tiveram experiência em elearning. A estratégia de análise de dados utilizou técnicas de análise multivariada, incluindo a análise de equações estruturais (AEE), operacionalizada pelo software AMOS©. Os resultados apontaram que qualidade, desconfirmação da qualidade, valor e desconfirmação do valor impactam positivamente na satisfação, assim como a desconfirmação da usabilidade, a inovatividade e o otimismo. Da mesma forma, a satisfação mostrou ser determinante para a intenção de continuidade de uso. Em adição, a prontidão tecnológica e o desempenho apresentam forte relação entre si. Com base no modelo estrutural encontrado pelo estudo, as organizações públicas podem implementar serviços de e-learning para os funcionários se concentrando na melhoria de aprendizagem e no aprimoramento de habilidades praticadas no ambiente organizacional
Abstract: The present study aims to investigate the constructs of Technological Readiness Index (TRI) and the Expectancy Disconfirmation Theory (EDT) as determinants of satisfaction and continuance intention use in e-learning services. Is proposed a theoretical model that seeks to measure the phenomenon suited to the needs of public organizations that offer distance learning course with the use of virtual platforms for employees. The research was conducted from a quantitative analytical approach, via online survey in a sample of 343 employees of 2 public organizations in RN who have had e-learning experience. The strategy of data analysis used multivariate analysis techniques, including structural equation modeling (SEM), operationalized by AMOS© software. The results showed that quality, quality disconfirmation, value and value disconfirmation positively impact on satisfaction, as well as disconfirmation usability, innovativeness and optimism. Likewise, satisfaction proved to be decisive for the purpose of continuance intention use. In addition, technological readiness and performance are strongly related. Based on the structural model found by the study, public organizations can implement e-learning services for employees focusing on improving learning and improving skills practiced in the organizational environment
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12217
Aparece nas coleções:PPGA - Mestrado em Administração

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