Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13272
Título: Estado nutricional, desempenho motor e marcadores dermatoglíficos em escolares púberes
Autor(es): Pinto, Edson Fonseca
Orientador: Knackfuss, Maria Irany
Palavras-chave: Avaliação física;Índice de massa corporal;Maturação sexual;Saúde
Data do documento: 6-Nov-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PINTO, Edson Fonseca. Estado nutricional, desempenho motor e marcadores dermatoglíficos em escolares púberes. 2009. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: A fase da puberdade é o período em que ocorrem as maiores transformações características da adolescência. Por essa razão, este estudo objetivou identificar o estado nutricional, desempenho motor e marcadores dermatoglíficos em 2363 escolares púberes selecionados de forma estratificada, de ambos os sexos, com idades variando de 6 a 15 anos, matriculados no Ensino Fundamental (2ª a 9ª Séries) do ensino público no estado do Rio Grande do Norte. Foram avaliados o estado nutricional (Índice de Massa Corporal); as qualidades físicas básicas ( testes de coordenação, equilíbrio, agilidade, flexibilidade, força e velocidade); o potencial genético (método da dermatoglifia) e o estágio maturacional (auto avaliação de Tanner); Com relação ao estado nutricional observou-se que escolares acima do peso apresentam valores mais baixos em relação ao seu desempenho motor sendo esses valores, mais significativos nos meninos. No que se refere à maturação sexual, os resultados apontaram que os meninos atingem os estágios maturacionais primeiro que as meninas, não tendo encontrado correlação entre o potencial genético e os demais indicadores o que nos permite concluir que os escolares do estado do Rio Grande do Norte, principalmente os do sexo masculino sofrem influência significativa de seu estado nutricional e seu estágio maturacional no que diz respeito ao seu desempenho motor. Essa dissertação apresenta relação de interdisciplinaridade, tendo o seu conteúdo uma aplicação nos campos da Educação Física, Nutrição, Medicina e Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13272
Aparece nas coleções:PPGCSA - Mestrado em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstadoNutricionalDesempenho_Pinto_2009.pdf465,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.