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Título: A propaganda de medicamentos voltados à clínica obstétrica e/ou ginecológica e sua influência sobre a prescrição
Autor(es): Dantas, Tayne Anderson Cortez
Orientador: Dantas, Maria Cleide Ribeiro
Palavras-chave: Medicamentos. Propaganda. Prescrição.;Drug. Advertisement. Prescription.
Data do documento: 30-Mar-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: DANTAS, Tayne Anderson Cortez. A propaganda de medicamentos voltados à clínica obstétrica e/ou ginecológica e sua influência sobre a prescrição. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado em Bioanálises e Medicamentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: INTRODUÇÃO: A propaganda de medicamentos estimula a automedicação e o uso irracional de medicamentos, principalmente quando passa a interferir na prescrição médica. A monitoração da propaganda, assim como a observação da sua influência sobre os profissionais de saúde, torna-se necessária frente a esse eminente problema de saúde pública. OBJETIVO: Analisar propagandas de medicamentos dirigidas a médicos ginecologistas e/ou obstetras frente à legislação vigente assim como sua influência sobre a prescrição. METODOLOGIA: A amostra foi composta por propagandas de medicamentos divulgadas aos médicos ginecologistas e/ou obstetras e foi analisada de acordo com a RDC96/2008. Para a avaliação da influência da propaganda sobre a prescrição, foi aplicado um questionário aos médicos ginecologistas e/ou obstetras e avaliadas prescrições de uma maternidade pública. RESULTADOS: Das propagandas analisadas, 48% cumpriram na íntegra a legislação vigente e 52% das propagandas analisadas obedecem a RDC nº 96/2008 na maioria dos itens avaliados. Os médicos inquiridos mantêm a prática de receber a visita de propagandista, inclusive no serviço público, recebem brindes oferecidos pela indústria e acreditam que a propaganda de medicamentos tenta influenciar a prescrição. Muitos utilizam o material fornecido pelo propagandista como fonte para sua prescrição, embora tenham uma visão crítica perante o mesmo. A utilização de nome comercial/marca na prescrição é uma prática comum entre os médicos interrogados, inclusive no serviço público, o que sugere uma influência da propaganda de medicamentos sobre a prescrição
Abstract: INTRODUCTION: Drug advertisement stimulates self-medication and irrational use of medicines, especially when it starts to interfere in the prescription. Monitoring advertisements, as well as the observation of its influence on health professionals, prescriptions become necessary because of this public health problem. OBJECTIVE: The aim of this work was to analyze drug advertisements directed to gynecologists and/or obstetricians doctors relating them to the current legislation as well as its influence on prescription. METHODOLOGY: The sample was composed of drug advertisements divulged to the gynecologists and / or obstetricians doctors and was analyzed according to RDC96/2008. To evaluate the influence of advertisement on prescription, a questionnaire was administered to gynecologists / obstetricians doctors and prescriptions of a public maternity were also evaluated. RESULTS AND CONCLUSION: Concerning the advertisements analyzed, 48% complied fully with current legislation and 52% of the advertisements analyzed were in accordance to the RDC No. 96/2008 in most of the items evaluated. The doctors interviewed are used to receive the visits of propagandists, even in the public service, receiving gifts offered by the industry and believe that medicine advertisement tries to influence prescribing. Many of them use the material provided by the propagandist as a source for their prescription, although they present a critical view about them information. The use of trade name / mark on the prescription is a common practice among the doctors interviewed, even in the public service, suggesting there is an influence of medicine advertisement on the prescription
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13473
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