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Título: Os dias são maus : o ensino religioso cristão em dias pós-modernos o desafio de fazer crer perante a cultura da incredulidade
Autor(es): Damasceno, Josemar da Silva
Palavras-chave: Pós-modernidade. Cristianismo. RHEMA Brasil. Ideologia. Ética da convicção;Post-modernity. Christianity. RHEMA Brazil. Ideology. Ethics of conviction
Data do documento: 30-Ago-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: DAMASCENO, Josemar da Silva. Os dias são maus : o ensino religioso cristão em dias pós-modernos o desafio de fazer crer perante a cultura da incredulidade . 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: O presente trabalho adota a suposição de que a religião continua a ser uma dimensão de grande destaque no mundo contemporâneo caracterizado pelo pluralismo, pelas ideias de tolerância e liberdade. Mas, para certas correntes do cristianismo, a cultura pós-moderna parece se caracterizar como um ambiente altamente nocivo às suas doutrinas e princípios, uma vez que esta matriz religiosa traz em si uma reivindicação da verdade que parece fundamentar toda a sua significação, sua definição de valores e seu esforço de difusão (evangelismo). Não se trata de afirmar que o cristianismo é única religião que reivindica a verdade, o que seria um equívoco grosseiro. Ora, a religião foi reputada como um fenômeno fadado ao desaparecimento, de acordo com a ideologia da Modernidade, dada a ideia de que o desenvolvimento científico nos conduziria fatalmente à demonstração de que a religião não passava de uma instituição social pautada na superstição, na fantasia, no imaginário e que, portanto, nada tinha de real a não ser a sua existência enquanto instituição capaz de agregar a sociedade (dar-lhe coesão), fornecer valores e sentido às diferentes angústias e dúvidas ontológicas da humanidade. No cenário contemporâneo semeado pela modernidade , como as ideias cristãs, suas doutrinas e princípios se harmonizam ou entram em conflito com a pós-modernidade? Essas são as nossas perguntas de partida e questões a que pretendemos nos deter e refletir. A partir da suposição de que o fenômeno religioso tem grande vigor nos dias atuais, esta pesquisa tem como objetivo central realizar uma análise de como a educação religiosa, de uma denominação protestante específica, se harmoniza ou entra em confronto com a ideologia ou as ideias mais gerais e enfáticas que podemos observar no mundo ocidental que nos é apresentado a partir dos diagnósticos da contemporaneidade feitos pelos autores que debatem sobre o pós-modernismo ou pós-modernidade, destacadamente: David Harvey, Jean-François Lyotard, Zygmunt Bauman e Fredric Jameson
Abstract: This paper adopts the assumption that religion continues to be a major highlight in the dimension of the contemporary world - characterized by pluralism, the ideas of tolerance and freedom. But for certain streams of Christianity, the postmodern culture seems to be characterized as a highly damaging to their doctrines and principles, since this religious matrix carries a truth claim that would support all its significance, its definition values and their dissemination effort ( evangelism ). This is not to say that Christianity is the only religion that claims to the truth, which would be a gross mistake. Now, religion has been reputed as a phenomenon doomed to disappear, according to the " ideology " of Modernity, given the idea that scientific development would lead us inevitably to the statement that religion was merely a social institution based in the superstition, in fantasy, the imaginary and therefore had nothing "real " unless its existence as an institution capable of aggregating society (give it cohesion), provide values and meaning to different ontological anxieties and doubts of humankind. In the contemporary scenario - seeded by modernity - as Christian ideas, doctrines and principles are in harmony or conflict with postmodernity? These are our starting questions and issues that we intend to stop and reflect. From the assumption that the religious phenomenon has great force in the present day, this research aims to perform central analysis of how religious education, a Protestant denomination specific, harmonizes or clashes with the ideology or ideas more general and emphatic that we can observe in the western world is presented to us from the diagnoses made by the contemporary authors who debate about postmodernism and postmodernity, notably David Harvey, Jean - François Lyotard, Bauman Zygmunt and Fredric Jameson
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13713
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

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