Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14192
Título: Nas asas de Ícaro: uma análise da Pedagogia Freinet do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental na perspectiva da ação docente continuada
Autor(es): Amorim, Giovana Carla Cardoso
Orientador: Pereira, Francisco de Assis
Palavras-chave: Educação;Pedagogia Freinet;Docência;Criança;Education;Freinet´s Pedagogy;Teaching action;Children
Data do documento: 10-Dez-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: AMORIM, Giovana Carla Cardoso. Nas asas de Ícaro: uma análise da Pedagogia Freinet do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental na perspectiva da ação docente continuada. 2007. 284 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: Célestin Freinet foi um dos educadores marcantes do século XX, que apresentou alternativas educacionais que objetivavam favorecer a construção de ações pedagógicas para o desenvolvimento social do educando, através de um trabalho centrado na livre expressão, como forma de auto-estruturação do conhecimento. Com uma proposta permanente de pesquisa a partir do tateamento experimental, Freinet situa o desenvolvimento das capacidades humanas (cognitivas, socio-afetivas, psicomotoras) levando em consideração a cooperação nos processos de construção do conhecimento. A partir desse referencial, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a atuação da Pedagogia Freinet numa ação docente continuada do 2º ao 5º ano, enfocando o discurso da docente e a prática educativa das crianças de uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Natal. O trabalho revela o discurso e a vivência educativa da professora com a Pedagogia Freinet e delineia o desenvolvimento dos alunos dentro dos pressupostos freinetianos da prática educacional. Em virtude da natureza e especificidade da temática que norteia a nossa busca, optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa para nos conduzirmos no referido processo de investigação. Neste sentido, observamos e analisamos a forma de condução das atividades na referida sala de aula, bem como as formas de expressões infantis das crianças através do desenho, da palavra (texto oral) ou da escrita, destacando nesta última instância os textos individuais e coletivos, correspondências e bilhetes, que, em alguns momentos, serviram como base para expressão de múltiplas linguagens. Os resultados analisados na referida pesquisa nos apontam uma prática de ensino que favorece a construção de uma aprendizagem significativa através da compreensão do ambiente escolar, no qual se fundamenta a sociedade, a aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, e também o fortalecimento dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social do educando
Abstract: Célestin Freinet was one of the most memorable educators of the twentieth century. He presented some educational alternatives that had the objective of stimulating the construction of pedagogic actions to promote the social development of the student based upon a work centered on the free expression as the way to self-structure the knowledge. With a permanent proposal of research based on the enquiry-based learning, Freinet set human capacity (cognitive, social-affective, psychometrical) taking cooperation in consideration on the processes of knowledge construction. Based on this referential, this present work has the objective to show Freinet s pedagogy in a continuous teaching action from 2nd to 5th grade focusing the teacher s discourse and also the educative practice of the students of a city public school in Natal. The observed work revealed the teacher s discourse and educative experience and delineated the students development while immersed into Freinet s educational practice. By virtue of the nature and specificity of the theme that guided our research, we chose a qualitative approach to it, as a way of conducting ourselves during our investigative process. We observed and analyzed the method that was used to conduct the activities in the classroom, as well as the ways of expression that the children used through drawings, words (oral text), or through writing. We highlight, among the written texts, the individual and collective texts, and also letters and notes, which during some moments served as a base to express a diversity of languages. The results, after a analyzing the research data, point towards a teaching practice that favors the construction of a significant learning process through the grasping of the school environment, on which all these factors are based: society, knowledge acquisition, abilities, attitudes and values. This learning process also strengthens human solidarity bonds and mutual tolerance, on which the student s social life is seated.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14192
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiovanaCCA_TESE.pdf12,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.