Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14407
Title: Os ateliês (auto)formativos na constituição do sujeito docente da educação matemática
Authors: Paris, Sandra Lúcia
Advisor: Mendes, Iran Abreu
Keywords: ateliês (auto)formativos;formação de professores de matemática;educação matemática;(Auto)formação;workshops (self)training;training of teachers of mathematics;mathematics education;(Self) training
Issue Date: 3-Aug-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PARIS, Sandra Lúcia. Os ateliês (auto)formativos na constituição do sujeito docente da educação matemática. 2012. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: O objeto de estudo que origina esta tese é o uso de ateliês (auto)formativos como um processo fundamental para a constituição do sujeito docente da Educação Matemática. As finalidades centrais do trabalho foram descrever e analisar um processo formativo de professores de Matemática apoiado na metodologia da pesquisa-formação, cujos procedimentos se efetivaram com a prática de ateliês (auto)formativos como uma forma de contribuir para a constituição do sujeito docente na Educação Matemática. A pesquisa foi realizada com um grupo de professores de matemática do município de Nova Cruz, Rio Grande do Norte por meio de um processo de formação continuada concretizado nos ateliês formativos tendo como meta principal a realização de sessões (auto)formativas do grupo com vistas a levar os participantes ao alcance de sua autonomia nas suas transformações pessoais e profissionais. Os resultados obtidos nos processos formativos mostraram a necessidade de se desenvolver atividades de ensino de Matemática como contribuição para superar as dificuldades conceituais dos professores, além das suas (auto)reflexões sobre si e sobre os processos educativos aos quais estão inseridos. Os resultados suscitaram algumas proposições acerca de ateliês (auto)formativos que poderão se constituir em práticas a serem incluídas nas estruturas curriculares ou materializar-se como estratégia de trabalho pedagógico nos cursos de formação de professores de Matemática. Além disso, podem se constituir em uma atividade administrativo-pedagógica a ser instituída nas escolas públicas de Educação Básica
Abstract: The object of study of this thesis is the use of (self)training workshops as a fundamental process for the constitution of the teaching subject in mathematics education. The central purposes of the study were to describe and analyze a learning process of mathematics teachers supported by the training-research methodology, which procedures have been affected with the practice of (self)training workshops as a way of collaborating to the constitution of the teaching subject in Mathematics Education. The survey was conducted with a group of teachers in the city of Nova Cruz, Rio Grande do Norte through a process of continued education realized in the training workshops having as main goal the realization of the group s (self)training sessions in order to lead participants to the extent of their autonomy in their personal and professional transformations. The results obtained in the formative processes have shown the need to develop activities of mathematics teaching as a contribution to overcome the conceptual difficulties of the teachers, apart from their (self)reflections about themselves and the educational processes in which they belong. The results raised some propositions about (self)training workshops that may be incurred in practices to be included in the curriculum frameworks or materialize as a strategy of pedagogical work in training courses for teachers of mathematics. Also, they can constitute an administrative and educational activity to be instituted in the public schools of Basic Education
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14407
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SandraLP_TESE.pdf2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.