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Título: Fatores da satisfação do cidadão com a gestão pública: um estudo sobre o orçamento participativo municipal
Título(s) alternativo(s): Factors affectin citizens satisfaction with public administration: a study on participative city budget process
Autor(es): França, Adamires
Orientador: Ramos, Rubens Eugênio Barreto
Palavras-chave: Fatores de satisfação;Orçamento participativo;Gestão pública;Factors of satisfaction;Participatory budget;Public management
Data do documento: 30-Mai-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FRANÇA, Adamires. Factors affectin citizens satisfaction with public administration: a study on participative city budget process. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: Esta Tese de Mestrado investiga as dimensões da qualidade e da satisfação dos cidadãos no processo denominado Orçamento Participativo (OP), implementado em cidades brasileiras desde os anos 1990. Aplica-se um modelo baseado nas dimensões da qualidade do SERVQUAL (Parasuraman, Zeithal e Berry, 1985, 1988) e adaptado a partir do modelo estrutural proposto por Johnson ET AL. (2001), para se analisar a significância das dimensões da qualidade com a satisfação. São usados os construtos Satisfação com o Processo do OP, Satisfação com os Resultados do OP e Satisfação com a Prefeitura. Realizou-se uma pesquisa com 84 participantes de reuniões de OP. Os principais resultados sugerem que as dimensões adotadas, excetuando-se aspectos tangíveis, afetam a satisfação, embora haja conjuntos diferentes de dimensões para diferentes dimensões da satisfação
Abstract: This thesis deals with the quality dimensions and factors affecting citizens satisfaction in the participatory budgeting process in a major city of Brazil. Participatory budgeting was introduced as a usual practice in many Brazilian cities since the 1990s. It is adapted a model proposed by Johnson et al. (2001) of customer satisfaction and loyalty antecedent factors with constructs related to governance also included, to evaluate the quality perception and satisfaction rates by citizens representatives in the participatory budgeting process. It is conducted a survey with a sample of 84 citizens representatives of the seven city regions of Natal, the capital of a Northeastern State of Brazil. It is applied descriptive and multiple regression statistical analysis. The main findings related to quality and governance constructs are that the quality factors are the main factors affecting satisfaction but also the tax construct is significative to satisfaction. More regarding it was found that for different perspective of the satisfaction there are different set of factors affecting it
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14892
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