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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16505
Título: | Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade |
Autor(es): | Marques, Barbara Romeika Rodrigues |
Orientador: | Alves Neto, Rodrigo Ribeiro |
Palavras-chave: | Hannah Arendt. Educação. Crise. Modernidade. Autoridade. Espaço Público;Hannah Arendt. Education. Crisis. Modernity. Authority. Public Space |
Data do documento: | 15-Out-2012 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | MARQUES, Barbara Romeika Rodrigues. Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
Resumo: | Este estudo busca esclarecer e discutir a reflexão de Hannah Arendt sobre a crise na educação no mundo contemporâneo enquanto crise político-filosófica da modernidade. Trata-se de explicitar de que forma o significado da educação está atrelado às condições de instituição, compartilhamento e conservação do mundo comum e humano. Com o intuito de reconstruir as análises da autora sobre os reflexos da crise político-filosófica da modernidade na esfera prépolítica da educação, esta pesquisa investiga de que modo o fim da tradição metafísica, o esfacelamento da autoridade, o obscurecimento da esfera pública e a moderna alienação do mundo promoveram uma profunda degradação das capacidades humanas de construir, conservar e compartilhar pela ação e pelo discurso um mundo que possa sobreviver e permanecer um lugar não mortal para seres que nascem e morrem. Palavras-chave: Hannah Arendt; Educação; Crise; Modernidade; Autoridade; Espaço Público. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16505 |
Aparece nas coleções: | PPGFIL - Mestrado em Filosofia |
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