Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16942
Título: Viagem-memória de Nilo Pereira: do Ceará Mirim ao Recife e do Recife ao Ceará Mirim
Autor(es): Morais, Helicarla Nyely Batista de
Orientador: Arrais, Raimundo Pereira de Alencar
Palavras-chave: Memória;História;Escrita;Ceará-Mirim/Recife;Nilo Pereira
Data do documento: 30-Ago-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MORAIS, Helicarla Nyely Batista de. Viagem-memória de Nilo Pereira: do Ceará Mirim ao Recife e do Recife ao Ceará Mirim. 2010. 257 f. Dissertação (Mestrado em História e Espaços) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: O trabalho proposto analisa o processo de construção da escrita memorialística do intelectual Nilo Pereira, nascido no início do século XX, na cidade de Ceará-Mirim. O processo de elaboração da escrita do cearamirinense é marcado por dimensões afetivas e históricas, fruto da relação do autor com os grupos sociais dos quais fez parte, como os regionalistas do Recife. O processo de compreensão da formação dessa escrita envolve os dispositivos de construção da memória, e também da formação e manutenção de um grupo, já que implica um desejo auto-formativo. O processo de formação da escrita memorialística de Nilo Pereira é mapeado por meio da análise de crônicas e livros que ele publicou durante meio século de exercício intelectual, associando a esse conjunto a leitura de uma bibliografia que ajudou a reconstituir o contexto histórico e social no qual ele estava inserido. Não estudamos um período exato da escrita do autor. Tentamos apreender em cada período as características do homem e da escrita, tentando compreender a lógica da sua trajetória intelectual. Tomamos como referências básicas de nossa análise os livros Evocação do Ceará-Mirim (1959), A rosa verde (1982) e Imagens do Ceará-Mirim (1969). Tomamos esse último como referência base de nossa análise por considerá-lo o mais elaborado dos livros de memória de Nilo Pereira, representando a síntese do memorialismo praticado por ele. De um modo geral, o trabalho aqui apresentado investiga a escrita de Nilo Pereira e sua relação com um grupo de intelectuais nordestinos da primeira metade do século XX e a cidade de Ceará- Mirim
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16942
Aparece nas coleções:PPGH - Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HelicarlaNBM_DISSERT.pdf4,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.