Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/17573
Título: Faz-de-conta que eu brinco : o comparecimento da brincadeira na educação infantil da rede pública de Vitória da Conquista-Bahia
Autor(es): Silva, Carmem Virgínia Moraes da
Orientador: Francischini, Rosangela
Palavras-chave: Brincadeira;creche;educação infantil;desenvolvimento infantil;Child s play;day care centers;childish education;childish development
Data do documento: 29-Mar-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Carmem Virgínia Moraes da. Faz-de-conta que eu brinco : o comparecimento da brincadeira na educação infantil da rede pública de Vitória da Conquista-Bahia. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o lugar da brincadeira na educação infantil da rede pública de Vitória da Conquista Bahia. Entendemos a instituição de educação infantil como espaço que deve respeitar a criança como pessoa em condição peculiar de desenvolvimento. Adotamos a abordagem sócio-histórica compreendida a partir de Vygotsky e Leontiev, com a teoria social da construção do conhecimento e seu diálogo com autores como Piaget e Brougère. A brincadeira é vista como fruto das relações sociais com grande influência no desenvolvimento infantil. A pesquisa é realizada em 04 creches públicas, dentre 18 existentes no município. Enquanto sujeitos da investigação participam 09 educadoras que trabalham com crianças de 03 e 04 anos e as crianças de suas respectivas salas. Os procedimentos empregados para a constituição do corpus da pesquisa são a observação participante e a entrevista semi-estruturada com as educadoras, enfocando a atividade da brincadeira, especificamente na forma como se manifesta na educação infantil. A partir da constituição do corpus empregamos a análise temática de conteúdo. Agrupamos o comparecimento da brincadeira na educação infantil em três núcleos temáticos para análise detalhada: 1. Brincadeira possibilitada pela educadora; 2. Brincadeira proposta pela educadora; 3. Brincadeira iniciada pelas crianças. Os resultados mostram que, apesar das limitações que configuram a rotina nas creches, a brincadeira comparece na educação infantil. Esperamos, através da compreensão do lugar ocupado pela brincadeira na educação infantil, contribuir para a efetivação das políticas públicas, sobretudo no âmbito educacional, para a criança de zero a seis anos, fomentando a discussão sobre a prática do educador, suas limitações e possibilidades
Abstract: This research aimed to understand the place that the child s play in the childish education of Vitoria da Conquista s public system. We understand the childish education institution like a space that should respect the child as a person in a peculiar condition of development. We adopted the social-historical approach understood from Vygotsky and Leontiev, with the social theory of construction of knowledge and its dialogue with authors like Piaget e Brougère. The child s play was seen like result of social relations with great influence in the childish development. The research was accomplished in 04 public day care centers, amongst 18 existent ones in the city. While subjects of investigation participated 09 educators that works with children with ages between 03 and 04 years old and the children of their respective class-room. The procedures used were the participative observation and the interview with the educators, as a procedure of composition of research corpus, focusing the child s play activity, particularly in the way that it is expressed in the childish education. From of corpus constitution we used the thematic content analysis. We clustered the appearance of child s play in the childish education in three thematic nucleuses to detailed analysis: 1. mediated by the educator; 2. proposed by the educator; and 3. started by the children. The results show that, despite of the limitations that configure the day care centers routine, the child s play appears in the childish education. We hope, through the comprehension of the place occupied by the child s play in the childish education, contributes to the execution of the public politics, above all in the educational scope, to children with ages between zero and six years old, fomenting the discussion of the educator practice, its limitations and possibilities
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17573
Aparece nas coleções:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarmemVMS.pdf807,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.