Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/17729
Título: O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
Título(s) alternativo(s): Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission?
Autor(es): Silva Junior, Olimpio Jose da
Orientador: Farias, Robson Fernandes de
Palavras-chave: Analogias. Erros conceituais. Equilíbrio químico. Ensino da química;Analogies. Misconceptions. Chemical equilibrium. Teaching chemistry
Data do documento: 29-Jul-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA JUNIOR, Olimpio Jose da. Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission?. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: O uso de analogiasno Ensino Médio é frequentemente utilizado ao ensinar química, seja abordada em livros didáticos ou em sala de aula pela utilização dos professores, isso é devido ao grande número de conceitos abstratos regentesdesta disciplina. As analogias são conceituadas por diversos autores, no qual estes convergem para a ideia de que estas são ferramentas que buscam uma maneira de elucidarum conceito desconhecido comparandooa um conceito familiar,relacionando seus atributos similares e não similares. A partir de um levantamento das analogias encontradas nos livros didáticos de química do Ensino Médio que abordam o conteúdo equilíbrio químico e de estudos já produzidos na área apontando os principais erros conceituais apresentados pelos estudantes neste conteúdoé realizada uma análise das analogias encontradas, para com isso realizar a verificação do seu direcionamento a erros conceituaispelo uso dos estudantes e/ou pela utilização de professores em sala de aula ou se promovem a facilitação da aprendizagem
Abstract: The use of analogies in high school is often useful for chemistry teaching, either on textbooks or by teachers in the classroom.This use is justified by the large number of abstract concepts that rules this course. Analogies are conceptualized by several authors, which converge on the idea that these are tools that seek a way to elucidate an unknown concept by comparing it to a familiar one, relating their similar and dissimilar features. An analysis on a survey of analogies found in high school chemistry textbooks and chemical equilibrium studies is performed in order to verify whether they are leading to misconceptions for their use by students and/or for their use by teachers in the classroom, or whether they promote a learning facilitation
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17729
Aparece nas coleções:PPGQ - Mestrado em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OlimpioJSJ_DISSERT.pdf3,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.