Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18008
Título: Mobile interact: uma ferramenta de auxílio didático proporcionando interação entre professores e alunos através de celulares
Autor(es): Dantas, Kaio Alencar de Azevedo
Orientador: Silva, Ivan Saraiva
Palavras-chave: Interatividade;Ensino;Múltiplas conexões;Multiusuário;Celulares;Bluetooth;Interactivity;Education;Multiple connections;Mobiles;multiuser;Bluetooth
Data do documento: 10-Mai-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: DANTAS, Kaio Alencar de Azevedo. Mobile interact: uma ferramenta de auxílio didático proporcionando interação entre professores e alunos através de celulares. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: O ensino é uma das atividades mais antigas exercidas pelo homem, porém hoje ela ainda é realizada muitas vezes sem a criação de diálogos e debates entre todos os envolvidos, sendo os alunos muitas vezes agentes passivos, não havendo interatividade com os professores e o conteúdo abordado. Este trabalho apresenta uma ferramenta utilizada para prover interatividade em ambientes educacionais por meio de celulares, desta forma professores podem fazer uso da tecnologia para auxiliar no ensino e ter uma melhor avaliação dos alunos. A arquitetura da ferramenta desenvolvida é mostrada, trazendo características de tecnologias de comunicação sem fio utilizadas e como é feito o gerenciamento de conexões através de Bluetooth, que possui um número limitado de conexões simultâneas. Os detalhes das múltiplas conexões Bluetooth e como o sistema deve se comportar mediante inúmeros usuários são exibidos, mostrando um comparativo entre diferentes métodos de gerenciamento das conexões. Por último, são mostrados os resultados obtidos com o uso da ferramenta, seguido pela análise dos mesmos e uma conclusão sobre o trabalho desenvolvido
Abstract: Education is one of the oldest activities practiced by man, but today it is still performed often without creating dialogues and discussions among all those involved, and students are passives agents without interactivity with teachers and the content approached. This work presents a tool used for providing interactivity in educational environments using cell phones, in this way, teachers can use technology to assist in process of education and have a better evaluation of students. The tool developed architecture is shown, exposing features of wireless communication technologies used and how is the connection management using Bluetooth technology, which has a limited number of simultaneous connections. The details of multiple Bluetooth connections and how the system should behave by numerous users are displayed, showing a comparison between different methods of managing connections. Finally, the results obtained with the use of the tool are presented, followed by the analysis of them and a conclusion on the work
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18008
Aparece nas coleções:PPGSC - Mestrado em Sistemas e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KaioAAD_DISSERT.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.