Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18116
Título: Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship
Autor(es): Ferreira, Alessandro Luiz Stamatto
Orientador: Miranda, Leonardo Cunha de
Palavras-chave: Interação humano-computador. Headset. EEG. Movimento imaginado. Emotiv. EPOC
Data do documento: 28-Mar-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FERREIRA, Alessandro Luiz Stamatto. Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Interface Cérebro-Computador (ICC) é uma área que vêm sendo estudada há décadas, mas apenas nos últimos anos atingiu um nível de maturidade suficiente para permitir o seu uso com jogos digitais. Considerando que no futuro as ICCs farão parte de sistemas interativos, é preciso estudar o seu uso, avaliar quais são seus desafios e limitações e, também, entender de forma mais apurada como adaptá-la para uso conjugado com outras formas usuais de interação humano-computador. Nesta pesquisa, investigamos apenas as ICCs não-invasivas por entendermos que esse tipo de ICC poderá ser, de fato, utilizada por usuários finais nesse novo paradigma de interação. Um dos grandes potenciais de uso de ICCs é no domínio de jogos digitais, onde podem aumentar a imersão e a diversão através de um controle via ondas cerebrais. Apesar disso, nos dias atuais, ainda existem grandes dificuldades no processo de design e desenvolvimento de jogos dessa natureza. Como resultados da pesquisa destacamos o extenso levantamento da área, a identificação de desafios de interação relacionados a ICCs, a identificação dos stakeholders através do referencial teórico-metodológico da Semiótica Organizacional, a confecção de um design-rationale para apoiar o processo de design de jogos dessa natureza e, ainda, o design e a implementação em C++ de um jogo de batalha naval via uma ICC híbrida baseada em movimento imaginado para uso com o headset EEG Emotic EPOC
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18116
Aparece nas coleções:PPGSC - Mestrado em Sistemas e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlessandroLSF_DISSERT.pdf5,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.