Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19243
Título: Efeito inflacionário nos estoques de commodities: análise a partir da teoria do custo corrente corrigido
Autor(es): Cavalcanti, Maria Aparecida do Nascimento
Ferreira, Helem Mara Confessor
Araujo, Aneide Oliveira
Silva, José Dionísio Gomes da
Tavares, Adilson de Lima
Palavras-chave: Commodities;Custo corrente corrigido;Inflação
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CAVALCANTI, Maria Aparecida do Nascimento et al. Efeito inflacionário nos estoques de commodities: análise a partir da teoria do custo corrente corrigido. Custos e @gronegócio on line, v. 8, Especial, p. 105-128, nov., 2012. ISSN 1808-2882. Disponível em: <http://www.custoseagronegocioonline.com.br/edicaoespecial2012.html>. Acesso em: 7 maio 2015.
Resumo: Sob a ótica da teoria do custo corrente corrigido, este estudo tem por objetivo analisar os efeitos inflacionários sobre os estoques de commodities (açúcar e etanol), apurando-se as variações no custo dos estoques (economias ou deseconomia) de uma das maiores empresas produtoras e processadoras desse segmento. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, em que se adotou o método de estudo de caso. Foram analisadas as diferenças entre os valores dos estoques apurados pelo custo histórico, que são os apresentados nas demonstrações contábeis, e os valores obtidos por meio dos métodos: custo histórico corrigido, custo corrente e custo corrente corrigido. Após a análise, verificou-se que a companhia obteve economias no custo de seus estoques de açúcar (nos dois anos analisados) e de etanol (somente no ano de 2011), tendo sido apurado uma deseconomia no exercício de 2010. Destarte, a atualização das demonstrações contábeis a custo corrente corrigido apresenta-se como uma ferramenta capaz de enriquecer as informações geradas pela contabilidade.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19243
ISSN: 1808-2882
Aparece nas coleções:CCSA - DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoInflacionarioEstoques_2012.pdf245,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.