Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19314
Título: Efeito do kinesio taping® no desempenho neuromuscular do quadríceps e no equilíbrio em sujeitos submetidos à reconstrução do ligamento cruzado anterior: ensaio clínico e randomizado
Autor(es): Oliveira, Araken Kleber Azevedo de
Orientador: Brasileiro, Jamilson Simoes
Palavras-chave: Eletromiografia;Torque;Dinamometria
Data do documento: 16-Abr-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Araken Kleber Azevedo de. Efeito do kinesio taping® no desempenho neuromuscular do quadríceps e no equilíbrio em sujeitos submetidos à reconstrução do ligamento cruzado anterior: ensaio clínico e randomizado . 2014. 66f. Dissertação (Mestrado Em Fisioterapia) - Centro De Ciências Da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Objetivo: Investigar os efeitos imediatos do Kinesio Taping® no desempenho neuromuscular do Quadríceps Femoral (QF) de indivíduos submetidos à reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Metodologia: trata-se de um ensaio clínico e randomizado composto por 45 indivíduos do sexo masculino que se encontravam entre 12ª e 17ª semanas após reconstrução do LCA. Todos foram submetidos a uma avaliação inicial composta pela análise do equilíbrio postural, através da baropodometria; determinação do Senso de Posição Articular (SPA), seguidas das avaliações isocinéticas excêntricas e concêntricas a 600/s, concomitante com a captação do sinal eletromiográfico do músculo Vasto Lateral (VL). Posteriormente foram alocados de forma aleatória em Grupo Controle (GC), Grupo Placebo (GP) e Grupo Experimental (GE). Os indivíduos do GE foram submetidos ao protocolo sugerido (aplicação do Kinesio Taping® no QF do membro acometido), enquanto os do GP utilizaram a aplicação do Kinesio Taping® sem as recomendações propostas pelo método. Já os indivíduos do GC permaneceram em repouso por dez minutos, sendo todos os indivíduos submetidos a uma reavaliação de forma idêntica à primeira. Foram analisadas as seguintes variáveis: pico de torque médio, pico de torque/peso corporal, potência muscular e erro absoluto do SPA para a dinamometria; amplitude ântero-posterior e médio-lateral para a baropodometria; e a amplitude de ativação muscular (Root Means Square - RMS) por meio da eletromiografia de superfície. Resultados: Nenhuma das variáveis analisadas apresentou diferenças intergrupo ou intragrupo. Conclusão: O Kinesio Taping® não altera o desempenho neuromuscular do quadríceps femoral de indivíduos submetidos à reconstrução do LCA para nenhuma das variáveis analisadas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19314
Aparece nas coleções:PPGFS - Mestrado em Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArakenKleberAzevedoDeOliveira_DISSERT.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.