Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19635
Título: A produção científica de psicologia e o debate sobre política social
Autor(es): Costa, Ana Ludmila Freire
Orientador: Yamamoto, Oswaldo Hajime
Palavras-chave: Política social;Produção científica;Função social da Psicologia
Data do documento: 19-Dez-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: COSTA, Ana Ludmila Freire. A produção científica de psicologia e o debate sobre política social. 2014. 287f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: A pós-graduação stricto sensu de Psicologia tem passado por intenso processo de crescimento e consolidação, atestado pelos atuais índices de produção científica. Questiona-se, contudo, que retorno a ciência psicológica tem dado a uma sociedade que lhe tem feito grandes investimentos. Considerando a inserção cada vez maior da Psicologia no campo do bem-estar social, uma forma de contribuição possível e necessária é pela ampliação do debate sobre política social. Diante disso, objetivou-se discutir as possibilidades de contribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu de Psicologia para o debate sobre política social. Foram analisadas teses acadêmicas defendidas no triênio 2007/2009 que versassem sobre um de cinco critérios utilizados para definição temática, o que resultou em 105 teses, das 824 defendidas no período. Os principais resultados referem-se à existência do tema nos programas de Psicologia, predominantemente de forma pulverizada, ainda que, para um conjunto restrito de pesquisadores e programas, “política social” figure como objeto de estudo prioritário, indicando incipiente sistematização desses estudos. Ademais, constatou-se que, enquanto a maioria das teses pode ser caracterizada pela fragilidade dos marcos teóricos em relação ao objeto, com pesquisas em uma perspectiva essencialmente técnica, parcela dos estudos revela preocupação com a contextualização do debate sobre política social em relação ao cenário social mais amplo, conferindo as condições mínimas para a construção de uma crítica teórica fundamentada e robusta. Conclui-se que, para que a ciência psicológica possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento da sociedade, são urgentes a articulação entre os pesquisadores da área em torno do tema, o aprofundamento do debate teórico e a transformação dos saberes construídos em prática política organizada
Abstract: Postgraduate studies in Psychology have passed through intense process of growth and consolidation, attested by current high levels of scientific production. It is questionable, however, the return that psychological science has given to a society that has made large investments. Considering the increasing integration of Psychology in the social welfare area, a form of possible and necessary contribution is by the expansion of social policy debate. This work aimed to discuss how Psychology postgraduate studies can contribute to understand the issue of social policy. The object were academic theses defended in the 2007/2009 triennium related to one of the five thematic criteria, which resulted in 105 theses of 824 defended in the period. The main results point to the existence of the issue in Psychology programs in a sprayed way, predominantly, albeit for a limited set of researchers and programs, "social policy" appears as a priority object of research, indicating incipient systematization of these studies. Moreover, it was found that while the majority of theses can be characterized by fragility of the theoretical frameworks in relation to the subject, with most research in a strictly technical perspective, some proportion of the studies reveals concern about putting the social policy debate into a broader social context, which represents the essential condition to construct a reasoned and robust theoretical critic. In conclusion, this thesis defends that psychological science can only contribute effectively to the society development if academic community promotes a structured articulation around the theme, deepens the theoretical debate and transforms the knowledge built into organized political practice
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19635
Aparece nas coleções:PPGPSI - Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaLudmilaFreireCosta_TESE.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.