Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19654
Título: Avaliação da evapotranspiração na microrregião do Seridó: uma contribuição metodológica
Autor(es): Jesus, Edmir dos Santos
Palavras-chave: Evaporação;Evapotranspiração;Precipitação pluviométrica;Açudes;Microregião do Seridó - NE - Brasil
Data do documento: 26-Fev-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: JESUS, Edmir dos Santos. Avaliação da evapotranspiração na microrregião do Seridó: uma contribuição metodológica. 2014. 99f. Tese (Doutorado em Ciências Climáticas) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi estimar avaliar a evapotranspiração na microrregião do Seridó a partir de dados pontuais de alguns municípios pertencentes para verificar os potenciais evapotranspirométricos da região. Os resultados apresentados pelos principais métodos de estimativa deram conta de que o método de Hagreaves-Samani foi o que apresentou melhor ajuste em relação ao método de Penman-Monteith (FAO 56), mostrando ser viável de utilização, apresentando “muito bom” desempenho conforme os dados medidos e estimados para as localidades estudadas. Os métodos de Penman, Thornthwaite e Romanenko não responderam muito bem em pelo menos 4 das localidades estudadas, ficando com o “péssimo” desempenho para o estudo devido a análise estatística ter mostrado resultados menos significativos e não significativos em relação ao método padrão de Penman-Monteith. A simulação de cenários segundo o IPCC foram plotados conforme os aumentos na temperatura média do ar, e utilizando dos métodos de evapotranspiração mostraram que os valores resultantes apontam alta na metade oeste da região do Seridó. E que devido a essas previsões de aumento gradativo na temperatura e conseqüentemente na evapotranspiração, os municípios pertencentes a essa região poderão ser castigados com o alto valor no déficit hídrico. Em complemento a esses resultados foram levantadas questões com relação ao contínuo desenvolvimento da região, pois com o aumento nos altos valores de Eto poderá acarretar sérios problemas às comunidades que necessitam da água disponível em açudes e reservatórios destinados ao abastecimento para consumo, agricultura familiar e a agropecuária.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19654
Aparece nas coleções:PPGCC - Doutorado em Ciências Climáticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoEvapotranspiracaoMicrorregiao_Jesus_2014.pdf4,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.