Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19687
Título: Reaproveitamento de condensado e vapor flash em uma planta têxtil com ênfase no setor de acabamento
Autor(es): Falcão, Regivaldo de Oliveira
Orientador: Matamoros, Efrain Pantaleon
Palavras-chave: Sistema de geração de vapor;Distribuição de vapor;Retorno de condensado;Perda de água;Perda de energia;Perda de água;Ganho econômico;Acabamento de tecido;Retorno de condensado e vapor flash
Data do documento: 19-Dez-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FALCÃO, Regivaldo de Oliveira. Reaproveitamento de condensado e vapor flash em uma planta têxtil com ênfase no setor de acabamento. 2014. 89f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como objeto de estudo um sistema de geração de vapor, distribuição de vapor e retorno de condensado de uma planta têxtil localizada no Rio Grande do Norte. O trabalho teve como base os seguintes objetivos: Conhecer o uso do vapor saturado de água nos processos de tinturaria e acabamento em uma planta têxtil; Estudar os diversos aspectos de um sistema de distribuição de vapor, para identificar as formas em que ocorrem perdas de energia; Obter informações quantitativas das principais perdas de vapor no sistema de geração e distribuição de vapor e mensurar as perdas, água e vapor, do sistema; Utilizar o vapor flash como forma de redução de custo. Para isso fez-se uso da apuração dos ganhos financeiros apresentados nas suas respectivas melhorias. Como base de dados para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se registros de processos industriais, dados dos sistemas de utilidades, dados de análises de laboratório e de analisadores em linha, abrangendo o período de 2013. Usando-se princípios consagrados das leis de conservação de massa e energia, o tratamento desses dados mostrou que as perdas de água e energia no sistema de vapor são expressivas e que os ganhos ambientais e econômicos que poderão ser obtidos com ações de melhoria são bastante significativas. Tomando como base os dados e resultados obtidos sugiro que os estudos futuros deem continuidade a abordagem sobre sistemas de geração de vapor, distribuição e, principalmente, retorno de condensado
Abstract: This study focused object a steam generation system, steam distribution and condensate return a textile plant located in Rio Grande do Norte. The work was based on the following objectives: Knowing the use of saturated water vapor in the dyeing and finishing processes in a textile plant; To study the various aspects of a steam distribution system to identify the ways in which energy losses occur; Obtain quantitative information of the main loss in steam generation system and steam distribution and to measure the losses, water and steam system; Using the flash steam as a means of cost reduction. For it was made use of the calculation of financial gains made in their respective improvements. As a database for the development of working registers are used in industrial processes, data from utility systems, laboratory data analysis and on-line analyzers, covering the period 2013. Using the principles set conservation laws mass and energy, those data showed that the loss of water and energy in the steam system are significant and that the environmental and economic gains to be obtained with improvement actions are quite significant. Based on the data and results suggest that future studies deem the continuity approach to steam generation systems, distribution and mainly condensate return.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19687
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RegivaldoDeOliveiraFalcao_DISSERT (1).pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.