Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20040
Título: As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral
Autor(es): Silva, Francisco José Dias da
Orientador: Nunez, Isauro Beltran
Palavras-chave: Programa mais educação;Necessidades formativas;Formação continuada
Data do documento: 26-Fev-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Francisco José Dias da. As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral. 2014. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: No Brasil, desde os anos 1990, o país vem operando uma ampla transformação no sistema educativo. Tal situação justifica-se, entre outros motivos, pela busca de respostas às novas exigências que a atual sociedade confere à escola, às novas tecnologias e aos sistemas de informação e comunicação. Para melhor inserir a escola brasileira nesse contexto, o governo federal, através da Portaria Interministerial nº 17/2007, criou o Programa Mais Educação como medida para combater os baixos índices do desenvolvimento da Educação Básica nas capitais e regiões metropolitanas do país, objetivando a implantação da educação integral nas escolas. Passados os primeiros anos desde a implantação do programa, verificam-se avanços na permanência dos alunos no seio da escola. Porém, quanto aos docentes, há uma lacuna quanto a sua participação e consequente aceitação. Considerando a realidade de escolas do Ensino Fundamental da rede estadual na cidade de Natal-RN, este estudo investiga as necessidades formativas de professores nas instituições que atuam com o Programa Mais Educação, vislumbrando a relação educativa com os Macrocampos contidos nesse projeto nacional. Responder a essa indagação nos permite absorver o conceito dessas necessidades nos professores, além de verificarmos prioridades em relação à formação continuada do professorado para esta nova realidade pedagógica.
Abstract: In Brazil, since the 1990, the country has been operating an extensive transformation in the education system. This situation is justified, among other reasons, the search for answers to the new demands that modern society gives to school, to new technologies and information and communication systems. To better put the Brazilian school that context, the federal government, through the Ministerial Decree No. 17/2007, created the More Education Program as a measure to combat low levels of development of basic education in the capital cities and metropolitan areas, aiming at the implementation of comprehensive education in schools. After the first year since the implementation of the program, there are advances in the permanence of students within the school. But as for the teachers, there is a gap on ownership and consequent acceptance. Considering the reality of the state system of schools of Basic Education in Natal - RN, this study investigates the training needs of teachers in institutions working with More Education Program, envisioning the educational relationship with Macrocampos contained in this national project. Answering this question allows us to absorb the concept of such needs in teachers, as well as to check priority in relation to the continuing education of teachers for this new pedagogical reality.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20040
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoJoseDiasDaSilva_DISSERT.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.