Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20075
Título: Teorema de Tales e suas aplicações
Autor(es): Silva, Venício do Nascimento
Orientador: Dias, Cláudio Carlos
Palavras-chave: Teorema de Tales;Semelhança de triângulos;Geogebra
Data do documento: 27-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Venício do Nascimento. Teorema de Tales e suas aplicações. 2015. 21f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo maior, demonstrar o teorema de Tales, de tal forma, que um aluno do ensino médio possa entender. Um modelo concreto é proposto para ser utilizado pelo aluno em sala de aula, de maneira a compreender os conceitos e aplicações, no tocante, a cartografia, trigonometria e principalmente em triângulos semelhantes, onde demostramos os principais casos de semelhança, pois esses, são ferramentas eficazes na resolução de situações-problemas na área da geometria plana. Para um melhor entendimento desse trabalho usamos o geogebra para que o aluno possa relacionar teoria e prática em sala de aula, bem como os conceitos de semelhança de triângulos sejam melhor apresentados e assimilados, assim como as respectivas propriedades de cada modelo.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20075
Aparece nas coleções:PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VenicioDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.