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Título: Infância onírica na leitura de Menino de Engenho e O Atheneu
Autor(es): Batista, Ozaias Antonio
Palavras-chave: Menino de Engenho;O Ateneu;Devaneio poético;Infância onírica;Escola
Data do documento: 2-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BATISTA, Ozaias Antonio. Infância onírica na leitura de Menino de Engenho e O Atheneu. 2015. 85f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Com a cisão entre as culturas científica e humanista na formação do pensamento ocidental moderno, a razão foi colocada em uma posição superior frente à imaginação (SANTOS, 2008; WUNENBURGER, 2003; 2005; MORIN 1998b). Adotando uma abordagem crítica a esse paradigma de racionalidade, uma vez que o antropos é indissociavelmente racional e imaginário (WUNENBURGER e ARAÚJO, 2006), tenho como campo empírico as narrativas romanescas de Menino de Engenho (1974)e O Ateneu (2010) objetivando refletir sobre uma formação integral que religue razão e imaginação para outra compreensão antropológica. Assim, através de devaneios poéticos voltados à infância (BACHELARD, 2009), adoto as imagens literárias (BACHELARD, 2008) dos romances estudados na tentativa de interpretar as experiências de Carlinhos e Sérgio no Engenho Santa Rosa e Colégio Ateneu, estes compreendidos por mim enquanto espaços poéticos (BACHELARD, 1993). Os resultados parciais da pesquisa apontam para uma leitura que vislumbra as vivências dos meninos catalisadas pelo racional e o imaginário, tendo em vista que tanto Carlinhos quanto Sérgio desfrutaram de momentos felizes, tristes, frustrantes, desejantes - os quais levaram os meninos a construírem pensamentos balizados pelo racional e o onírico.
Abstract: With the Split between the scientific and humanistic cultures in the formation of modern Western thought, the reason was placed in a higher position opposite the imagination (SANTOS, 2008; WUNENBURGER, 2003, 2005; MORIN,1998b). Adopting a critical approach to this paradigma of rationality, since the anthropos is inextricably rational and imaginary ( WUNENBURGER; ARAÚJO, 2006), I chose as empirical field the novelistic narratives of Menino de Engenho(1974) and O Ateneu (2010), in order to reflect an anthropo logical understanding not dichotomized between the rational and imaginary colleges. Thus, through poetic reveries focused on childhood (BACHELARD, 2009), I adopt the notion of literary images (BACHELARD, 2008) in an attempt to interpret the experiences of Carlinhos and Sérgio in the Santa Rosa Mill and Ateneu School, respectively, understood by me as poetic spaces (BACHELARD, 1993). It was of my observation that the experiences of boys were catalyzed by the rational and the imaginary, given that both Carlinhos and Sérgio enjoyed happy times, sad, frustrating, desiring, even when dealing with different environments and realities.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20457
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