Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20575
Título: Em nome da ordem e do progresso: a formação profissional no percurso da Escola de Aprendizes Artífices à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1909-1971)
Autor(es): Sousa, Francisco Carlos Oliveira de
Palavras-chave: Escolas profissionais;Formação profissional;Ensino técnico;Instituições escolares
Data do documento: 27-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUSA, Francisco Carlos Oliveira de. Em nome da ordem e do progresso: a formação profissional no percurso da Escola de Aprendizes Artífices à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1909-1971). 2015. 276f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Esta tese propõe-se investigar a formação escolar profissional de jovens para o mundo dotrabalho, realizada na instituição, cujas denominações, no recorte temporal delimitado (1909-1971), foram: Escola de Aprendizes Artífices, Liceu Industrial, Escola Industrial, EscolaIndustrial Federal e Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte. O corpus documental dainvestigação inclui legislação, livro de matrículas, atas de reuniões, relatórios, registro deempregados, correspondências e impressos. Nos procedimentos metodológicos, recorreu-se àinvestigação documental, bibliográfica, iconográfica, aplicação de questionários e realizaçãode entrevistas. A orientação teórico-metodológica para análise das fontes ancora-se,principalmente, nas reflexões de Justino Magalhães (2004), Paolo Nosella e Ester Buffa(2009), por entender-se que historiar uma instituição escolar é compreender e esclarecer osprocessos e compromissos sociais como condição instituinte de regulação e de manutençãonormativa, levando-se em conta os comportamentos, representações e projetos dos sujeitos narelação com a realidade material e sociocultural de contexto. A instituição escolar investigadafoi criada pelas determinações do Decreto nº 7566, de 23 de setembro de 1909, com o intentode formar operários e contramestres para a indústria local/estadual. Considerando-se esseintento, a investigação empreendida evidenciou três fases no percurso histórico institucional:a primeira (1909-1942), engloba desde a criação da Escola de Aprendizes Artífices até operíodo do Liceu Industrial, momento em que se desenvolve a educação de natureza social,com o ensino elementar de ofícios e a formação para a manutenção da ordem; a segunda(1942-1963), referida como uma fase de transição, abrange, essencialmente, o período daEscola Industrial de Natal, quando são oferecidos cursos básicos do ginásio industrial e seconjuga a formação para a proteção social com alterações em direção à finalidade oficial dainstituição; a terceira (1963-1971) abrange a fase final da Escola Industrial, o período daEscola Industrial Federal e a fase inicial da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte,quando, sob o contexto do nacional-desenvolvimentismo, foram instituídos cursos técnicos,modificações no corpo docente e discente, bem como na estrutura física institucional. Com asmudanças verificadas, conclui-se que se eliminaram, gradualmente, as contradições entre aformação ministrada na Escola e as necessidades do mercado de trabalho e se ampliaram aspossibilidades de inserção profissional de seus egressos.
Abstract: This dissertation proposes to investigate the vocational training of young adults for the world of work carried out in the Institution whose names in the delimited temporal cut-off (1909- 1971) were: Escola de Aprendizes Artífices, Liceu Industrial, Escola Industrial, Escola Industrial Federal e Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (School of Artificer Apprentices, Industrial Lyceum, Industrial School, Federal Industrial School, and Federal Technical School of Rio Grande do Norte). The documental corpus of investigation includes legislation, student enrollment registrations, minutes of meetings, reports, employees’ files, correspondence, and printed matter. In the methodological procedures, it was used documental, bibliographic, and iconographic investigation, questionnaire administration as well as interviews. The theoretical-methodological orientation for the source analysis is specially based in Justino Magalhães’s, Paolo Nosella’s and Ester Buffa’s (2009) reflections. Relating the history of an educational institution means to understand and clarify the processes and social commitments as an instituting condition of regulation and normative maintenance, taking into account the behaviors, representations, and projects of subjects in relation to material and sociocultural reality of context. The Decree No. 7.566 of July, 23, 1909, created the investigated educational institution whose goal was to train workers and foremen for local/state industry. Considering this purpose, the investigation made evident three stages in the institutional historical trajectory: the first phase (1909-1942) encompasses the creation of the School of Artificer Apprentices and the Industrial Lyceum, a period for the development of social nature education along with craftworks elementary instruction, and training for the sustainment of order; the second one (1942-1963) is referred to as a transitional phase; it essentially includes the period of the Industrial School of Natal, when basic courses of the industrial senior high school are offered and there is a combination of training for the social protection with changes towards the official purpose of the Institution; the third one (1963-1971) comprises the final phase of the Industrial School of Natal, the time period of the Federal Industrial School, and the initial phase of the Federal Technical School of Rio Grande do Norte when, under the national-developmentalism context, technical courses were established, modifications in teaching staff and student body were introduced as well as in the physical institutional structure. With the verified changes, the study concludes that contradiction between training given in the School and the needs of labor market were gradually eliminated, and possibilities of professional insertion for alumni were expanded.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20575
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmNomeOrdemProgresso_Sousa_2015.pdf30,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.