Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21514
Título: Da reconciliação entre casa e natureza: a emergência de morar pela mídia
Autor(es): Costa, Ben Hur Bernard Pereira
Orientador: Coelho, Maria das Graças Pinto
Palavras-chave: Ecologia da mídia;Casa;Tecnologias da informação e comunicação;Ambiência midiática
Data do documento: 24-Mai-2016
Referência: COSTA, Ben Hur Bernard Pereira. Da reconciliação entre casa e natureza: a emergência de morar pela mídia. 2016. 110f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Das várias consequências do pensamento antropocêntrico, a perda da autonomia da natureza foi uma delas, resultando na criação de um espaço onde o ser humano pudesse ser dominante. Esse espaço é a casa, que antes se encontrava integrada ao seu entorno. Porém, ao longo do tempo, este espaço se enrijeceu e se destacou da natureza. Este trabalho se debruça sobre o surgimento de uma nova natureza autônoma, propiciada pela eletricidade, pelas novas tecnologias e por uma cultura técnico-informacional, que tem permitido à casa um retorno à natureza, agora artificial. Como substância teórico-conceitual, nos apropriamos da teoria Ecologia da Mídia, que tem Marshall McLuhan como seu principal pensador. Seguindo para um estudo de caso, onde analisamos a série de TV Downton Abbey (2010) e o livro Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey: O Legado Perdido do Castelo de Highclere (2012). Ambas fontes formam um corpus empírico que se justapõe a outro objeto: a experiência de Leonie Müller, uma estudante alemã que desde 2015 mora nos trens de seu país. Dentro do estudo de caso, adotamos a adequação ao padrão tomando como categoria a proposta tríade de habitares, de Massimo Di Felice, empático, exotópico e atópico (2009). Em associação a essa análise, os conceitos de contemporâneo, de Agamben (2009) e heterotopia, de Foucault (2013), complementam as ferramentas de compreensão dos objetos.
Abstract: Among several consequences of the anthropocentric belief, the loss of nature's autonomy was one of them, resulting in creation of a space under humans' domain. This space is named housing, which used to be integrated with its surroundings. However, as time passed, it went rigid and was cut off from nature. This work examines the emergence of a new, autonomous, nature, fostered by electric power, by the new technologies and by a technical and informational culture, which has allowed housing to return to a now artificial nature. We appropriate the Media Ecology theory, which has Marshall McLuhan as its primary thinker, as our theoretical and conceptual substance. This is followed by a case study, on which we analyse the television series Downtown Abbey (2010) and the book Lady Almina e a Verdadeira Downtown Abbey: O Legado Perdido do Castelo de Highclere (2012), making an empirical corpus which juxtaposes another object: the experiences of Leonie Müller, an german student who, since 2015, lives in the trains in her country. Within the case studies we adopted fitness to the pattern, using the Massimo Di Felice's dwelling triad, empático, exotópico and atópico (2009). In conjunction to this analyses, the concepts of contemporary, by Agamben (2009) and heterotopia, by Foucault (2013), complement the comprehension tools for these objects.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21514
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BenHurBernardPereiraCosta_DISSERT.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.