Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22742
Título: O patriarcado na composição de Crónica de una muerte anunciada de Gabriel García Márquez
Autor(es): Andrade, Cristiane Peixoto
Orientador: Fajardo, Gerardo Andres Godoy
Palavras-chave: Romance;crônica;patriarcado;honra
Data do documento: 29-Set-2014
Referência: ANDRADE, Cristiane Peixoto.O patriarcado na composição de Crónica de una muerte anunciada de Gabriel García Márquez. 2014. 67f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: O presente trabalho analisa o patriarcado na composição da obra Crónica de una muerte anunciada, escrita por Gabriel García Márquez, cujo enredo gira em torno de um crime em defesa da honra patriarcal. Para isso, foi feito um estudo sobre a própria lógica patriarcal, assim como dos elementos narrativos que ajudam a estruturar esse componente cultural na obra, pois entendemos que o enredo, as personagens, o espaço físico, o tempo e a linguagem abordam essa grande temática. De forma paralela, observamos que o texto, mesmo estando sob a forma de romance, tem uma linguagem jornalística própria da crônica policial, que mantém a tensão do leitor em torno de um assassinato. Por meio da voz do narrador, é possível perceber a rigidez nos valores morais das personagens, que estão fundamentados nos princípios da religião católica que influencia o sistema político e judiciário de uma pequena cidade do caribe colombiano. Para fundamentar a análise literária, recorremos a uma crítica sociológica com autores como Bakhtin e Candido; no entendimento crítico sobre América Latina e sua literatura, lemos autores como Rama e Galeano; para entender e discutir do patriarcado, estudamos autores como Bourdieu e Lerner; e, por último, trabalhamos a fortuna crítica com críticos como Martín e Vargas Llosa, no sentido de aprimorar a análise da obra em foco e o perfil do seu grande autor.
Abstract: O presente trabalho analisa o patriarcado na composição da obra Crónica de una muerte anunciada, escrita por Gabriel García Márquez, cujo enredo gira em torno de um crime em defesa da honra patriarcal. Para isso, foi feito um estudo sobre a própria lógica patriarcal, assim como dos elementos narrativos que ajudam a estruturar esse componente cultural na obra, pois entendemos que o enredo, as personagens, o espaço físico, o tempo e a linguagem abordam essa grande temática. De forma paralela, observamos que o texto, mesmo estando sob a forma de romance, tem uma linguagem jornalística própria da crônica policial, que mantém a tensão do leitor em torno de um assassinato. Por meio da voz do narrador, é possível perceber a rigidez nos valores morais das personagens, que estão fundamentados nos princípios da religião católica que influencia o sistema político e judiciário de uma pequena cidade do caribe colombiano. Para fundamentar a análise literária, recorremos a uma crítica sociológica com autores como Bakhtin e Candido; no entendimento crítico sobre América Latina e sua literatura, lemos autores como Rama e Galeano; para entender e discutir do patriarcado, estudamos autores como Bourdieu e Lerner; e, por último, trabalhamos a fortuna crítica com críticos como Martín e Vargas Llosa, no sentido de aprimorar a análise da obra em foco e o perfil do seu grande autor.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22742
Aparece nas coleções:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristianePeixotoAndrade_DISSERT.pdf820,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.