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Título: Qualidade em serviços e a influência de comportamento orientado para o consumidor: um estudo das percepções dos hóspedes em hotéis natalenses
Autor(es): Araújo, Maíra Medeiros de
Orientador: Costa, Jose Alfredo Ferreira
Palavras-chave: Qualidade em serviços;Serviços hoteleiros;Orientação para o consumidor;Comportamento servidor
Data do documento: 21-Mar-2014
Referência: ARAÚJO, Maíra Medeiros de. Qualidade em serviços e a influência de comportamento orientado para o consumidor: um estudo das percepções dos hóspedes em hotéis natalenses. 2014. 143f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Atualmente, a qualidade na prestação de serviços aparece como importante elemento diferenciador entre empresas, e deve ser desenvolvida no intuito de gerar vantagem competitiva. O conceito de comportamento servidor envolve aspectos da orientação para o mercado, envolvendo as dimensões de responsabilidade, simplicidade, renúncia, iniciativa, vontade de ajudar, prática do bem e utilidade. A orientação para o consumidor tem efeitos positivos sobre o desempenho de vendas, qualidade percebida, e na construção de relacionamentos comprador-vendedor e satisfação do cliente. Este é um fator essencial para o sucesso em organizações do setor de serviços, especialmente em serviços com alta interação, como a indústria hoteleira. Neste contexto em que a diferenciação na prestação de serviços é uma tendência constante e a cultura orientada a serviços é uma base para o desenvolvimento e entrega de serviços de alta qualidade, este trabalho buscou verificar se a percepção do comportamento servidor afeta a avaliação da qualidade de serviço nos hotéis natalenses. Para tanto, foi aplicado um questionário com 395 pessoas que estavam deixando Natal e que haviam se hospedado em hotéis na cidade. Foram utilizadas as ferramentas estatísticas do teste-T de Student e regressão ordinal. Verificou-se que as expectativas com relação ao comportamento servidor dos funcionários era elevada, e a percepção do desempenho foi aquém do esperado pelos hóspedes. Na averiguação da influência das dimensões do comportamento servidor na percepção da qualidade do serviço, verificou-se que a Responsabilidade, Utilidade e Simplicidade foram mais significativas na predição da qualidade, em detrimento das outras. Essas dimensões explicaram 56,20%, 56,71% e 51,14%, respectivamente, das observações elevadas da qualidade do serviço.
Abstract: Atualmente, a qualidade na prestação de serviços aparece como importante elemento diferenciador entre empresas, e deve ser desenvolvida no intuito de gerar vantagem competitiva. O conceito de comportamento servidor envolve aspectos da orientação para o mercado, envolvendo as dimensões de responsabilidade, simplicidade, renúncia, iniciativa, vontade de ajudar, prática do bem e utilidade. A orientação para o consumidor tem efeitos positivos sobre o desempenho de vendas, qualidade percebida, e na construção de relacionamentos comprador-vendedor e satisfação do cliente. Este é um fator essencial para o sucesso em organizações do setor de serviços, especialmente em serviços com alta interação, como a indústria hoteleira. Neste contexto em que a diferenciação na prestação de serviços é uma tendência constante e a cultura orientada a serviços é uma base para o desenvolvimento e entrega de serviços de alta qualidade, este trabalho buscou verificar se a percepção do comportamento servidor afeta a avaliação da qualidade de serviço nos hotéis natalenses. Para tanto, foi aplicado um questionário com 395 pessoas que estavam deixando Natal e que haviam se hospedado em hotéis na cidade. Foram utilizadas as ferramentas estatísticas do teste-T de Student e regressão ordinal. Verificou-se que as expectativas com relação ao comportamento servidor dos funcionários era elevada, e a percepção do desempenho foi aquém do esperado pelos hóspedes. Na averiguação da influência das dimensões do comportamento servidor na percepção da qualidade do serviço, verificou-se que a Responsabilidade, Utilidade e Simplicidade foram mais significativas na predição da qualidade, em detrimento das outras. Essas dimensões explicaram 56,20%, 56,71% e 51,14%, respectivamente, das observações elevadas da qualidade do serviço.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22831
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

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