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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23718
Título: | Modelagem da velocidade de um PIG instrumentado usando redes neurais artificiais |
Autor(es): | Araújo, Renan Pires de |
Orientador: | Salazar, Andres Ortiz |
Palavras-chave: | PIG;Redes neurais artificiais;Velocidade |
Data do documento: | 22-Jun-2017 |
Referência: | ARAÚJO, Renan Pires de. Modelagem da velocidade de um PIG instrumentado usando redes neurais artificiais. 2017. 66f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
Resumo: | A passagem de um PIG é uma técnica bastante empregada na inspeção de dutos de longo comprimento e principalmente enterrados, valendo-se do diferencial de pressão sobre o mesmo para impulsioná-lo. Porém, durante a inspeção, um dos problemas que pode ocorrer é a parada do PIG por causa de incrustações severas ou defeitos de fabricação/instalação dos dutos, fazendo com que o instrumento pare e sua posterior liberação com altas velocidades devido ao acúmulo de pressão à montante. Este trabalho propõe o uso de redes neurais artificiais a fim de modelar a relação entre o diferencial de pressão sobre o PIG e sua velocidade durante o seu trajeto no interior do duto. Para tanto, foi empregado um sistema supervisório para a captura dos dados de pressão ao longo da tubulação de teste e um odômetro acoplado ao PIG para a dos dados de velocidade. Foram considerados dois modelos de redes neurais artificiais, no caso a rede MLP e a rede NARX, sendo esta última uma rede recursiva. Os resultados de treinamento e validação mostraram que os modelos por redes neurais artificiais foram eficientes para estimar a velocidade do PIG. |
Abstract: | The passage of a PIG is a technique quite used in inspection of big length and principally buried pipes using the pressure differential on it to impulse itself. But, during the inspection, one of the problems that may occur is the stop of the PIG because of severe incrustations or fabrication/installation defects of the pipes, doing the halt of the instrument and its posterior release with high velocities due to the accumulate of pressure at back part. This work purpose the use of neural networks in order to model the relation between the differential pressure on the PIG and its velocity during your path in the tube. Therefore, it was used a supervisory system to capture the pressure data along the test pipe and an odometer coupled to the PIG for the velocity data. It was considered two neural network models, in the case the MLP and NARX networks, the latter being a recurrent network. The training and validation results showed that the models by neural networks were efficient to estimate the velocity of the PIG. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23718 |
Aparece nas coleções: | PPGCEP - Mestrado em Ciência e Engenharia do Petróleo |
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