Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24302
Título: Música e religiosidade: um estudo sobre a transmissão musical na Comunidade Católica Shalom - Missão Natal/RN
Autor(es): Oliveira Neto, Fernando Martins de
Orientador: Mendes, Jean Joubert Freitas
Palavras-chave: Aprendizagem musical no cotidiano;Música na Igreja Católica;Comunidade Católica Shalom
Data do documento: 22-Ago-2017
Referência: OLIVEIRA NETO, Fernando Martins de. Música e religiosidade: um estudo sobre a transmissão musical na Comunidade Católica Shalom - Missão Natal/RN. 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O percurso acadêmico me ajudou a enxergar que os espaços escolares não são os únicos a propiciarem a educação musical. Nos espaços extraescolares podem ser descobertos inúmeros mundos musicais e estes nos propiciam uma rica variedade de relações de ensino-aprendizagem sem a obrigatoriedade da presença do professor nesse processo, já que, segundo Petitat (2011) “a educação deriva da inserção em relações – às vezes escolares, mas, a maior parte do tempo, não escolares”. A Comunidade Católica Shalom não tem por finalidade promover a aprendizagem musical, porém, a relação estreita que seus membros têm com a música é inegável. A música está no centro da espiritualidade Shalom, presente no cotidiano e nas atividades que a Comunidade realiza (celebração eucarística, reuniões dos grupos de oração, eventos). Em todas estas atividades realizadas pelo Shalom são atribuídas à música variadas funções e diversos usos. A presente obra tem como objetivo identificar as possíveis relações de ensino-aprendizagem e transmissão musical nesse ambiente extraescolar. Para alcançar tal objetivo, faço uso da etnografia da música, buscando, através da observação e coleta de dados, descrever as maneiras como as pessoas fazem a “música do Shalom”.
Abstract: The academic route helped me to comprehend that school spaces are not the only spaces that provide music education. In the out-of-school spaces, many musical worlds can be discovered and these offer us a rich variety of teaching-learning relationships without the presence of the teacher in this process, since according to Petitat (2011) “education derives from insertion in relations – sometimes at schooling, but most of the time, not schooling”. The Shalom Catholic Community is not intended to promote musical learning, but the close relationship its members have with music is undeniable. Music is at the heart of Shalom spirituality, present in daily life and in the activities that the Community performs (Eucharistic celebration, prayer group meetings and events). In all these activities performed by the Shalom are assigned to the music varied functions and various uses. The present work aims to identify possible teaching-learning relationships and musical transmission in this out-of-school environment. To achieve this goal, I make use of the ethnography of music, seeking, through observation and data collection, to describe the ways in which people make "Shalom music".
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24302
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandoMartinsDeOliveiraNeto_DISSERT.pdf7,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.