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Título: O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula
Autor(es): Ferreira, Geizy Maria de Castro
Orientador: Gois, Francisca Lacerda de
Palavras-chave: Habilidade escritora;Gênero poema;Microespaço-tempo sala de aula;Pesquisa colaborativa
Data do documento: 25-Fev-2014
Referência: FERREIRA, Geizy Maria de Castro. O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula. 2014. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Nesta pesquisa, discutimos a relação entre o desenvolvimento da habilidade escritora e o gênero poema no microespaço-tempo sala de aula. A referida pesquisa foi realizada com 21 alunos do 6º ano, turma “A” do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 10 e 12 anos, da Escola Municipal Professor Zuza – Natal /Rio Grande do Norte. Demonstra a possibilidade de o aluno desenvolver e avançar em sua habilidade escritora, desde que seja colocado em situações de aprendizagens, intencionalmente planejadas e estruturadas, para esse fim. Nosso objetivo, portanto, é investigar o desenvolvimento da habilidade escritora no microespaçotempo sala de aula, mediado pela Pesquisa Colaborativa, pelo processo de elaboração conceitual e a escrita do gênero poema. Utilizamos, como referencial teórico, os estudos e pesquisas de Vygotsky (1991, 2008) e seus seguidores, para quem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem é construído na relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e na interação com outras pessoas; os princípios metodológicos da abordagem qualitativa – Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André (1986) –, por considerar a sua pertinência neste trabalho, uma vez que permite examinar o campo empírico e proporcionar dados com potencial para nos ajudar a esclarecer o objeto de estudo e a Pesquisa Colaborativa – Ibiapina (2007, 2008, 2009), Ibiapina e Ferreira (2011), Ferreira (2007, 2009a; 2009b), Magalhães (2009), Magalhães e Fidalgo (2011), Liberali (2011, 2012), entre outros – devido à sua importância no que se refere à mobilização e contribuição para a emancipação dos partícipes, particularmente, na produção da escrita e no desenvolvimento de outras linguagens – Bakhtin (2010), Koch e Elias (2011); Marcuschi (2008), Moisés (2008); José (2003), Altenfelder e Almerim (2010), Goldstein (2012) e outros. Este é um trabalho que privilegia o desenvolvimento da habilidade escritora e da personalidade do aluno. Concluímos que os alunos foram capazes de avançar em sua habilidade escritora, além de desenvolverem hábitos e atitudes de colaboração e participação, o que aponta para a perspectiva de continuidade dessa aprendizagem.
Abstract: In this research, we discussed the relationship between the development of the ability to write and the poem as a genre in the classroom’s micro space-time. This research was carried out with 21 students in the 6th grade, class "A" of elementary school, aged between 10 and 12 years, in the Municipal School Professor Zuza - Natal / Rio Grande do Norte. We pursue to show the capability of the students to develop and advance their writing skills, since they are driven in situations of learning, which were intentionally structured and planned for this purpose. Our objective is to investigate the development of writing skills in the classroom’s micro time-space, mediated through Collaborative Research, through the process of conceptual elaboration and writing poem as a genre. We used as a theoretic referential the researches and studies of Vygotsky (1991, 2008) and his followers, for whom the development of the teaching-learning process is built in the relationship of the individual with his sociocultural environment and his interaction with other people; the methodological principles of qualitative approach – Bogdan and Biklen (1994) and Ludke and André (1986), – by considering their relevance in this work, once it allow us to examine the empiric field and provide potential data to help us clarify the object of study and the Collaborative Research – Ibiapina (2007, 2008, 2009), Ibiapina and Ferreira (2011), Ferreira (2007, 2009a; 2009b), Magalhães (2009), Magalhães and Fidalgo (2011), Liberali (2011, 2012), among others –, given their importance as regards the mobilization and contribution to the emancipation of the participants, particularly, in the production of writing and the development of other parlance – Bakhtin (2010), Koch e Elias (2011); Marcuschi (2008), Moisés (2008); José (2003), Altenfelder e Almerim (2010), Goldstein (2012) among others. This is a study that is justified by the emphasis on the development of writing skills and the student’s personality. We conclude that the students were able to advance in their writing skills and develop habits and skills of collaboration and participation, which points to the prospect of continuity of learning.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24567
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