Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24795
Título: Utilização de ferramenta de realidade aumentada para ajudar em tarefas psicopedagógicas com crianças pertencentes ao transtorno do espectro autista
Autor(es): Soares, Kerolayne Paiva
Orientador: Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista;Realidade aumentada;Google CardBoard;Funções executivas;Processamento facial
Data do documento: 19-Out-2017
Referência: SOARES, Kerolayne Paiva. Utilização de ferramenta de realidade aumentada para ajudar em tarefas psicopedagógicas com crianças pertencentes ao transtorno do espectro autista. 2017. 104f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A presente tese tem como objetivo mostrar o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta em Realidade Aumentada para ajudar crianças afetadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tal ferramenta consiste na exibição de cenas caricaturadas da vida real, através dos óculos de Realidade Virtual Google Cardboard, que foram utilizadas em tarefas e testes psicopedagógicos, realizados com essas crianças. Analisamos os relacionamentos sobre a possível melhoria nas funções executivas quando essas têm seu processamento facial suavizado usando o sistema proposto e vendo o mundo real como um desenho animado. Este estudo inicial fornece evidências para verificar que tais crianças têm um interesse particular em desenho animado a despeito de faces humanas. Os resultados alcançados sugerem que o ambiente proposto ajuda a aumentar o desempenho das crianças em tarefas psicopedagógicas e que pode ser uma ferramenta útil para ajudar os profissionais em educação a proporcionar um melhor suporte a essas crianças, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de suas funções executivas.
Abstract: The present thesis aims to show the development and application of an Augmented Reality tool to helps children affected with Autistic Spectrum Disorder (ASD).This tool consists of the display of real-life caricatured scenes, visualized through the Google Cardboard Virtual Reality glasses, which were used in tasks and psychopedagogical tests performed with these children. We analyzed the relationships about the possible increase in executive functions when they have their facial processing smoothed using the proposed system and seeing the real world as a cartoon. This initial study provides evidences to verify that such children have a particular interest in cartoon in spite of human faces. The results suggest that the proposed environment helps to increase children’s performance in psychopedagogical tasks and that it can be a useful tool to help professionals in education in their work to provide better support to these children, especially with regard to development of executive functions of them.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24795
Aparece nas coleções:PPGEE - Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KerolaynePaivaSoares_TESE.pdf14,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.