Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25287
Título: Modelo para avaliação e monitoramento em processos de elaboração de recursos educacionais para ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso no AVASUS
Autor(es): Sidrim, Maíra Luciano
Orientador: Hekis, Helio Roberto
Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem;Educação a distância;Gestão de operações;Gestão de processos;Gestão de qualidade;Recursos educacionais
Data do documento: 26-Fev-2018
Referência: SIDRIM, Maíra Luciano. Modelo para avaliação e monitoramento em processos de elaboração de recursos educacionais para ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso no AVASUS. 2018. 76f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A modalidade de Educação a Distância - EAD - registrou um crescimento significativo nos últimos anos, logo, o momento exige otimizações em termos de plataformas intuitivas, mas também nos processos operacionais como o de produção dos recursos educacionais. Nesse cenário, o AVASUS - Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde - tem como objetivo qualificar a formação de profissionais e estudantes, a gestão e a assistência no Sistema Único de Saúde - SUS, promovendo o conhecimento integrado e acessível em educação para a saúde. O objetivo desta dissertação é desenvolver um modelo de avaliação e monitoramento dos processos de produção de cursos para Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA e aplicá-lo no AVASUS. Esta pesquisa de natureza aplicada, abordagem quali-quantitativa, exploratória, por meio dos procedimentos técnicos pesquisaação e estudo de caso no AVASUS, atuou no mapeamento do processo de produção de cursos, elaboração e implementação de um plano de ação, além do desenvolvimento do modelo proposto. O que gerou impactos positivos como: otimização da produção de cursos do AVAUSUS, podendo também contribuir para que outros programas de EAD possam replicar os procedimentos aplicados; Otimização de controle operacional; Melhorias no controle de qualidade do AVASUS, podendo auxiliar outros programas também nesse sentido; Além de alavancar os estudos acerca da Gestão de operações e da produção de recursos educacionais para a EAD.
Abstract: In the past few years, Distance Education has been presenting significant growth and, consequently, the current circumstances demand improvements in terms of intuitive elearning platforms and concerning operational processes, such as production of educational resources. In this context, AVASUS - Virtual Learning Environment of the Brazilian Unified Health System - aims at improving the qualification and training of professionals and students, management and assistance in the Brazilian Unified Health System - SUS, promoting integrated and accessible knowledge in healthcare education. The objective of this dissertation is to develop a model of evaluation and monitoring of the processes of production of courses for Virtual Learning Environments, implementing it in AVASUS. This work is presented as an applied qualitative-quantitative exploratory research, by means of an action research and a single case study on AVASUS, by which the author mapped processes of content creation, as well as elaborated and implemented a proposed model. Thus, applying the proposed model, some positive impacts were observed, such as: optimization of content creation processes, allowing that other virtual learning environments could replicate the methodology; Optimization of operational control; Improvements in the AVASUS quality control, also benefiting other similar programs; and finally, bolstering research over Operations Management and content creation for Distance Education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25287
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MairaLucianoSidrim_DISSERT.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.