Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25794
Título: A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana
Autor(es): Costa, Gerson Eugênio
Orientador: Morey, Bernadete Barbosa
Palavras-chave: Matemática para apicultura;Teoria da objetivação;Pedagogia freireana
Data do documento: 19-Jul-2018
Referência: COSTA, Gerson Eugênio. A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de ação pedagógica de Matemática voltada para apicultura. Para efetivar nosso estudo, optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica e uma entrevista semiestruturada. Como teorias educativas, elegemos a Teoria da Objetivação e a Pedagogia Freireana para orientação em nossa proposta, sendo os principais referências dessas teorias Luis Radford e Paulo Freire. Realizamos, inicialmente, estudos acerca da apicultura para atualização dos problemas mais prementes, relativos a esta atividade econômica, que apontaram o desaparecimento das abelhas como um problema que pode afetar a humanidade num futuro próximo. Sendo assim relevante, o referido tópico foi incorporado em nossa proposta. Após isso, sistematizamos o produto educacional intitulado Matemática Aplicada à Apicultura: na perspectiva da Teoria da Objetivação e Pedagogia Freireana. Na conversa com os apicultores, deram-nos indícios de que a Matemática necessária a tal proposta deveria ser aquela relacionada com noções para contabilizar a produção apícola, como medidas, porcentagem, despesas, receita e lucro. O produto foi aplicado no formato de minicurso, em que podemos avaliar positivamente a proposta de ação pedagógica de Matemática para apicultura usando os seguintes argumentos: o minicurso foi bem aceito pelos participantes e a realização das tarefas Matemáticas foi cumprida; a proposta foi fundamentada em teorias de aprendizados compatíveis e complementares; a dinâmica do curso seguiu o que propõe as teorias educativas adotadas; a integração dos temas geradores, leituras de textos acadêmicos, desenvolvimento das atividades de Matemática foi alcançada. Esperamos fornecer elementos para novas reflexões sobre o ensino, abrindo novas possibilidades para se pensar na sala de aula e colaborar com o avanço nas pesquisas relacionadas ao Ensino da Matemática.
Abstract: The present study has as main objective the elaboration of a proposal of pedagogical action of Mathematics turned to beekeeping. To carry out our study, we opted for qualitative research, bibliographic research and a semi-structured interview. As educational theories, we chose the Theory of Objectivation and the Freirean Pedagogy for orientation in our proposal, being the main references of these theories Luis Radford and Paulo Freire. We initially carried out studies on beekeeping to update the most pressing problems related to this economic activity, which pointed to the disappearance of bees as a problem that could affect humanity in the near future. Therefore, this topic was incorporated into our proposal. After that, we systematized the educational product entitled Applied Mathematics to Apiculture: from the perspective of the Theory of Objectivation and Freirean Pedagogy. In the conversation with beekeepers, they gave us indications that the mathematics required for such a proposal should be that related to notions to account for beekeeping production, such as measures, percentage, expenses, revenue and profit. The product was applied in mini-course format, in which we can positively evaluate the proposal of pedagogical action of Mathematics for apiculture using the following arguments: the mini-course was well accepted by the participants and the accomplishment of the Mathematical tasks was fulfilled; the proposal was based on compatible and complementary learning theories; the dynamics of the course followed the one proposed by the educational theories adopted; the integration of generating themes, readings of academic texts, and the development of Mathematics activities were achieved. We hope to provide elements for new reflections on teaching, opening new possibilities for thinking about the classroom and collaborating with the progress in research related to Teaching Mathematics.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25794
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matemáticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf3,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.