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Título: A expansão das escolas unitárias primárias públicas norte-rio-grandenses (1835-1961)
Autor(es): Fernandes, Aline de Medeiros
Orientador: Stamatto, Maria Inês Sucupira
Palavras-chave: Escolas unitárias;Escolas isoladas;Instrução primária
Data do documento: 16-Fev-2018
Referência: FERNANDES, Aline de Medeiros. A expansão das escolas unitárias primárias públicas norte-rio-grandenses (1835-1961). 2018. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: O presente trabalho partiu da investigação de um modelo de escola ao arbítrio de um único professor, a escola unitária, que no período da República foi chamada de escola isolada. O estudo buscou analisar a expansão das escolas unitárias primárias públicas na educação norte-rio-grandense e as transformações desse modelo de escola no Estado, a fim de entender a organização pedagógica e o funcionamento dessas escolas nos séculos XIX e XX. Para compreendê-las, percebeu-se a necessidade de investigar suas origens a partir do Império. Partiu-se da hipótese de que mesmo na efervescência da institucionalização da instrução pública, as escolas de modelo unitário expandiram-se mais do que os grupos escolares, uma vez que representaram um menor custo, tanto em sua oferta como na formação de professores leigos; e que se aproveitaram do mesmo modelo de escola imperial para denominar uma nova condição e afirmar a modernidade e o período republicano. Quanto aos procedimentos técnicos de coleta e análise dos dados, a pesquisa foi bibliográfica e documental, uma vez que se desenvolveu a partir de fontes bibliográficas e publicações oficiais. Compreendeu-se através do cruzamento das fontes: legislações do Rio Grande do Norte, mensagens e relatórios dos governadores do Estado e estatísticas dos anuários do IBGE. A análise constatou que as escolas isoladas tinham laços indissociáveis com as escolas públicas de primeiras letras do Império, destacou a modernização dessas escolas no início da República e a expansão no aparelho de ensino público potiguar, através das quais demonstraram desenvolver um atendimento mais amplo, quantitativo e democrático em relação aos grupos escolares. Conclui-se que as escolas isoladas, que pareciam ser uma proposta educacional inovadora, assumiram uma configuração que se aproxima da escola singular do Império. Não obstante, emergiram junto à história dos grupos escolares, modernizaram-se, expandiram-se e foram majoritárias no atendimento da instrução primária norterio-grandense.
Abstract: This work, has begun with the investigation of a school model under the tutelage of a single professor, the unitary school, which in the Republic periods was called isolated school. The study tried to analyze the expansion of unitary primary public schools in the state of Rio Grande Do Norte and the transformations of this school model in the state, looking to understand the pedagogical and how this schools worked in the 19th and 20th centuries. In order to understand it, it was needed to investigate its origins since the empire tiimes. Starting with the hypothesis that, even in the effervescence of institutionalization of public education, the schools in unitary models expanded more than scholar groups, once it represented less of a cost in terms of offer and professional formation, and that utilized the same model of empire schools to nominate a new condition and affirm the modernization and the Republican period. About the technical procedures of collecting data and analyzing it, the work was bibliographical and documental, once it developed based on bibliographical fonts and official publications. The delimitation was made crossing data from RN legislation, messages and government reports and anuary statistics from IBGE. The analysis showed that isolated schools have insoluble links with primary public schools in empire times, highlighting the modernization of this type of school in the beginning of Republic and the expansion in the public teaching machine in Rio Grande Do Norte, through which showed to develop a more broad, quantitative and democratic attending regarding scholar groups. It is concluded that isolated schools that seemed to be na inovative educational perspective, took a new a configuration that approaches more of singular school model, from empire. Regardless of, emerged along scholar groups history, reinvented themselves, expanded and became majority in the attending of primary teaching in Rio Grande Do Norte.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25801
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