Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25803
Título: Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo
Autor(es): Perales, Heloisa Lima
Orientador: Azevedo, Crislane Barbosa de
Palavras-chave: Prática pedagógica;Pesquisa colaborativa;Surdo
Data do documento: 27-Jun-2018
Referência: PERALES, Heloisa Lima. Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo. 2018. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas do professor de História com a presença de aluno surdo. A presente pesquisa pretende responder a seguinte questão: como o professor de História do Ensino Médio estrutura suas práticas de modo a considerar as especificidades de alunos surdos? Os objetivos desta pesquisa são compreender o processo de planejamento do professor de História atuante em uma turma regular com a presença de aluno surdo e analisar se os materiais didáticos usados ou produzidos pelo professor de História atendem às necessidades do aluno surdo inserido em turma de alunos ouvintes. A pesquisa foi realizada em colaboração com uma professora de História de Ensino Médio da Escola Estadual Berilo Wanderley, situada no bairro Neópolis, da cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte. Para atingir os objetivos optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, baseada nos princípios da pesquisa colaborativa propostos por Ibiapina (2008). A escolha da metodologia esteve intimamente ligada à motivação de realizar uma pesquisa que contribuísse para mudanças de atitudes frente à presença do aluno surdo em turma regular. Quanto aos procedimentos, assumimos entrevistas semiestruturadas, sessões reflexivas e videoformação. O registro desses procedimentos de construção de dados foi realizado por meio de filmagens, sendo os seus áudios posteriormente transcritos. A análise dos resultados para compreender a prática da professora de História foi feita em torno de dois eixos: planejamento docente frente à presença de aluno surdo em sala de aula; e, produção de material didático no contexto da prática pedagógica. Os resultados demonstraram que existe: uma cultura escolar que confunde barreira de comunicação com deficiência; indiferença e conformismo marcam a prática pedagógica e que trabalhar com o Surdo em sala de aula, não é tarefa de uma professora, mas de toda a escola. A pesquisa colaborativa contribui para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e a motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática.
Abstract: This dissertation, has as object of study the pedagogical practices of the teacher of History in high school in a regular class with the presence of deaf student. This research intends to answer the following question: how does the teacher of History of High School structure its practices in order to consider the specificities of deaf students? The objectives of this research are to understand the planning process of the History teacher acting in a regular classroom with the presence of deaf students and to analyze if the didactic materials used or produced by the History teacher meets the needs of the deaf student present in the class of hearing students. The research was carried out in collaboration with a teacher of High School History at the Berilo Wanderley State School located in the Neópolis neighborhood of the city of Natal, state of Rio Grande do Norte. To achieve the expected goal, a qualitative methodological approach was chosen, based on the principles of collaborative research proposed by Ibiapina (2008). The choice of methodology was closely linked to the motivation to carry out research that contributed to changes in attitudes towards the presence of the deaf student in a regular class. As for the procedures, we assume semi-structured interviews, reflective sessions and videotraining. The recording of these data collection procedures was done by means of filming, and their audios were later transcribed. The analysis of the results to understand the practice of the History teacher was built around two axes: teacher planning in front of the presence of deaf students in the classroom; and, production of didactic material in the context of pedagogical practice. The results showed that there is a school culture that confuses the communication barrier with disability; indifference and conformism mark the pedagogical practice and that working with the Deaf in the classroom is not the task of a teacher, but of the whole school. Collaborative research contributes to the teacher's awareness of the specific needs of the deaf student and motivated them to attitudinal changes that were reflected in their practice. This collaborative research contributes to the teacher's awareness of the specific needs of the deaf student and motivated attitudinal changes that were reflected in her practice.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25803
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticaspedagógicasprofessor_Perales_2018.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.