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Título: Avaliação de sistemas de tratamento de esgoto e aproveitamento de água de chuva em unidades educacionais
Autor(es): Amaral, Xaila Sant´ Anna
Orientador: Araujo, Andre Luis Calado
Palavras-chave: Armazenamento de água de chuva;Unidades educacionais;Tratamento de efluentes;Tratamento de esgoto;Água de chuva;Reúso de água
Data do documento: 23-Out-2015
Referência: AMARAL, Xaila Sant´ Anna. Avaliação de sistemas de tratamento de esgoto e aproveitamento de água de chuva em unidades educacionais. 2015. 87f. Dissertação (Mestrado Em Engenharia Sanitária) - Centro De Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Em várias regiões do mundo, a atividade de reuso de água cresce como alternativa frente à escassez e inacessibilidade de recursos hídricos, embora seja praticada como instrumento de gestão da qualidade e quantidade da água tanto em lugares secos quanto úmidos. No nordeste brasileiro não tem sido diferente: considerada a região mais vulnerável em termos hídricos, o uso de esgoto e o aproveitamento de água de chuva vêm se configurando como atividades necessárias para conservação deste recurso. Em edificações localizadas em áreas pouco adensadas e/ou desprovidas de rede coletora de esgotos, tem-se utilizado sistemas de tratamento de esgotos de baixo custo e localizados nas próprias unidades produtoras. Embora simples, esses sistemas podem conferir aos efluentes qualidades compatíveis para a sua disposição no solo ou até mesmo para a irrigação. Essa tem sido uma realidade presente em vários campi do IFRN, onde os esgotos são tratados localmente, em unidades simples, e os efluentes, bem como a água captada de chuva, têm sido infiltrados no solo e/ou utilizados para a irrigação de áreas verdes (jardins e campos de futebol). Tais práticas têm contribuído para a diminuição do consumo de água nos respectivos campi. No entanto, dúvidas e preocupações ainda existem quanto ao risco de contaminação dessas áreas e de transmissão de doenças para os habitantes dos campi. Diante dessa problemática, objetivou-se com este estudo avaliar os sistemas de tratamento de esgoto e de aproveitamento de água de chuva nos campi do IFRN, a fim de contribuir para compatibilização do uso racional das águas disponíveis e, assim, servir de modelo para outras unidades educacionais semelhantes. Para isso, foram verificadas, nas unidades do IFRN, as tecnologias de tratamento de esgoto e de captação e armazenamento de água de chuva utilizadas, considerando dimensões, localização, população contribuinte, destino do efluente final das unidades de tratamento de esgoto, o uso da água de chuva, e qualidade das águas. Os sistemas foram avaliados com frequência mensal, de março a setembro de 2014, sendo coletadas amostras do afluente e efluente das estações de tratamento de esgoto e dos reservatórios de água de chuva. Como produto final, destaca-se que a caracterização dos esgotos das unidades educacionais se comportou de modo diferente de esgotos domésticos, e as estações de tratamento apresentando eficiências abaixo do esperado. Em relação ao aproveitamento da água de chuva, verificou-se que a água captada apresentou qualidade compatível para irrigação de áreas verdes. Este trabalho permitiu também, com base na avaliação dos diversos sistemas pesquisados, apresentar proposições gerais para desenvolvimento tecnológico e monitoramento de sistemas de tratamento de esgoto e aproveitamento de água de chuva dos campi e unidades semelhantes.
Abstract: In various regions of the world, water reuse activity grows as an alternative front to the scarcity and inaccessibility of water resources, although it is practiced as a water quality management tool in both dry and damp places. In northeastern Brazil it hasn’t been different: as the most vulnerable region in the national territory, rainwater and sewage utilization are becoming necessary activities for conservation of this resource. In buildings located in places with no sewage system, we have used low-cost sewage treatment systems, located in their respective area. Although simple, these systems may confer to the effluent compatible qualities for its disposal on the ground or even for irrigation. This has been a present reality in various campuses of IFRN where sewage is treated locally in single units, and the effluents and the collected rainwater have been infiltrated into the soil and/or used for irrigation of green areas (gardens and soccer fields). Such practices have contributed to the reduction of water consumption on the campuses. However, questions and concerns still exist regarding the risk of contamination of these areas and disease transmission for the inhabitants of the campuses. Faced with this problem, the objective of this study was to evaluate sewage treatment systems and rainwater use on IFRN campuses in order to contribute to reconcile the rational use of available water and thus serve as a model for other similar educational units. For this we checked, in IFRN units, the sewage treatment technologies and rainwater capture and storage systems, considering size, location, population, final effluent destination (in sewage treatment plants), the use of rainwater, and water quality. The systems were evaluated monthly, from March to September 2014. As a final result, it is emphasized that the characterization of the educational units’ sewage behaved differently from domestic sewage; and treatment plants featured lower efficiencies than expected. Regarding the utilization of rainwater, we found that the collected water has compatible quality for irrigation of green areas. This work also allowed, based on the evaluation of the various systems, to present general propositions for technological development and monitoring of sewage treatment systems and rainwater utilization to the campuses and similar units.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26175
Aparece nas coleções:PPGESA - Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental

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