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Título: Gestão da criatividade e inovação em empresas organizadoras de eventos
Autor(es): Rêgo, Gildygleide Cruz de Brito
Orientador: Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva
Palavras-chave: Gestão;Criatividade;Inovação;Turismo de eventos
Data do documento: 24-Ago-2018
Referência: RÊGO, Gildygleide Cruz de Brito. Gestão da criatividade e inovação em empresas organizadoras de eventos. 2018. 147f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: O avanço célere da comunicação tem provocado mudanças consideráveis em todos os contextos da sociedade. De igual maneira, vem transformando o cenário organizacional passando a exigir estratégias diferenciadas para lidarem com os desafios atuais. A criatividade e a inovação emergem como ferramentas capazes de produzir um número maior de respostas e soluções, além de sustentar tomadas de decisões. Para otimizar esses resultados, as organizações passam a orquestrar a gestão da criatividade e inovação, que é um processo orientado a potencializar a criação de ideias e transformá-las em soluções diferenciadas. A indústria do turismo tem se apropriado desse artificio, sobretudo organizações voltadas ao planejamento de eventos com vistas a construir uma vantagem competitiva. Desse modo, o presente trabalho objetiva analisar a relação entre a gestão da criatividade e a gestão da inovação em uma empresa organizadora de eventos turísticos. Como representante desse setor, definiu-se a Destaque Promoções, pela representatividade do Carnatal no mercado nacional de eventos turísticos. A pesquisa desenvolve-se com um caráter descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. Utilizou-se, como instrumentos para coleta de dados, questionários aplicados a uma amostra de dez colaboradores da organização e a observação não participante. Por meio da análise de conteúdo, embasada pela tabulação via softwares de edição de planilhas e o NVIVO (versão 11.0), observa-se que a empresa possui uma cultura criativa bem implementada, entretanto não é detentora de uma estratégia orientada ao processo de inovação. As inovações, em sua grande maioria incrementais, ocorrem intuitivamente e emergem a partir de problemas exógenos. Conclui-se que a relação entre a cultura criativa e o processo de inovação, nas empresas organizadoras de eventos, ocorre de forma dependente para que traga resultados plausíveis, o que corrobora com teorias anteriores ao revelar que a gestão da criatividade é fundamental, mas mostra-se apenas como o princípio para a inovação.
Abstract: The rapid advancement of communication has brought about considerable changes in all contexts of society. In the same way, it has been transforming the organizational scenario, requiring different strategies to deal with current challenges. Creativity and innovation emerge as tools capable of producing a greater number of responses and solutions, as well as supporting decision making. To optimize this results, organizations start to orchestrate the management of creativity and innovation, which is a process oriented to empowering the creation of ideas and transforming them into differentiated solutions. The tourism industry has appropriated this artifice, especially organizations focused on the planning of events with a view to building a competitive advantage. In this way, the present work aims to analyze the relationship between the management of creativity and the management of innovation in a company that organizes tourism events. As representative of this sector, the Destaque Promocões was defined, for the representativeness of Carnatal in the national market of tourist events. The research is developed with a descriptiveexploratory, qualitative approach. Data collection instruments, questionnaires applied to a sample of ten employees of the organization and non-participant observation were used as instruments for data collection. Through content analysis, based on tabulation via spreadsheet editing software and NVIVO (version 11.0). It is observed that the company has a well-developed creative culture, however, it does not have a strategy oriented to the process of innovation. Innovations, mostly incremental, occur intuitively and emerge from exogenous problems. It is concluded that the relationship between the creative culture and the innovation process, in the event organizers, occurs in a dependent way so that it brings plausible results, which corroborates with previous theories to reveal that the management of creativity is fundamental, but it shows is just as the principle for innovation.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26573
Aparece nas coleções:PPGT - Mestrado em Turismo

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