Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26893
Título: Proposta de matriz curricular para o ensino de oftalmologia, utilizando metodologias ativas, no curso de graduação em medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte
Autor(es): Marinho, Regina Cláudia Rafael de Souza
Orientador: Azevedo, George Dantas de
Palavras-chave: Oftalmologia;Aprendizagem baseada em problemas;Medicina
Data do documento: 20-Mar-2018
Referência: MARINHO, Regina Cláudia Rafael de Souza. Proposta de matriz curricular para o ensino de oftalmologia, utilizando metodologias ativas, no curso de graduação em medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. 2018. 39f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A partir da análise do histórico do ensino da medicina e da oftalmologia, particularmente no Brasil, o presente trabalho visa apresentar uma proposta de matriz curricular para o ensino de oftalmologia no curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN). A partir de uma pesquisa longitudinal, de caráter pesquisa-ação, o trabalho pretende definir os temas de maior relevância da área de Oftalmologia, baseado na recomendação do Conselho Internacional de Oftalmologia(ICO), para a formação do médico generalista, distribuindo os conteúdos selecionados nos diferentes eixos do currículo da EMCM, sistematizando o ensino dessas temáticas, seguindo a metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP). Nesse sentido, a distribuição adequada dos conteúdos da oftalmologia dentro do curso de graduação funcionaria como estratégia para preparar de maneira efetiva o profissional para sua inserção no mercado de trabalho, proporcionando melhores ferramentas para que os alunos reconheçam e atuem de maneira eficaz ante as principais enfermidades oftalmológicas existentes na população.
Abstract: Based on an analysis of the history of medicine and ophthalmology education, particularly in Brazil, this study aims to present a proposal for a curricular matrix for the teaching of ophthalmology of a medical school of the Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN). Based on a longitudinal research of a research-action nature, this study intends to define the subjects of greater relevance in the field of Ophthalmology, based on the recommendation of the International Council of Ophthalmology (ICO), for the training of the general practitioner, distributing the selected contents in the different axes of the EMCM curriculum, systematizing the teaching of these themes, following the methodology of Problem Based Learning (PBL). In this sense, the proper distribuition of the contents of ophthalmology within the undergraduate course would serve as an effectively strategy to prepare the professional for its insertion in the labor market, providing better tools for the students to recognize and act effectively against the main existing ophthalmological diseases in the population.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26893
Aparece nas coleções:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Propostamatrizcurricular_Marinho_2018.pdf635,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.