Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28252
Título: As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)
Autor(es): Santiago, Luan Presley Mendonça
Orientador: Barbosa Júnior, Walter Pinheiro
Palavras-chave: Relações políticas-pedagógicas;Conflito;Cuidado
Data do documento: 28-Fev-2019
Referência: SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017). 2019. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A presente dissertação objetiva compreender as relações políticas-pedagógicas entre os Diretores (Administrativo-Financeiro e Pedagógico) e os Conselheiros da Escola Muncipal Chico Santeiro-Natal/RN, no perído de 2015 a 2017. Assumimos o Materialismo Histórico e Dialético como método de pesquisa e nos orientamos pela seguinte questão: como acontecem as relações políticas-pedagógicas entre Diretores e Conselheiros? Para responder esta pergunta, tomamos a Direção e o Conselho Escolar, dois orgãos máximos e deliberativos da escola estudada, como base empírica e dialogamos principalmente com FREIRE (2011); FANON (1968); HOLANDA (1995); ARISTÓTELES (2000) e MARX & ENGELS (2000). A pesquisa demonstrou que tais relações são fundamentadas na lógica colonizadora do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, servindo de obstáculo para que o coletivo se auto-organize no momento das tomadas de decisões. Contudo, mesmo as relações políticas-pedagógicas transcorrendo num ambiente de conflitos ancorados por interesses individuais e coletivos, apresentam uma síntese dialética: o cuidado como um mecanismo agregador das intenções políticas e das práticas pedagógicas entre os Diretores e Conselheiros da referida escola.
Abstract: This dissertation aims to understand the political-pedagogical relationship between the directors (administrative-financial and pedagogic) and the counselors of the Chico Santeiro’s municipal school in Natal city, RN, since 2015 to 2017. As a method of research, we assumed dialectical historical materialism, which guided us to the following question: How do happen the political-pedagogical relations between principals and counselors? As an empirical basis, to answer this question, the Board and the School Council were analyzed, two maximum and deliberative organs of the studied school, dialoguing with the theories of Freire (2011); Fanon (1968); Fernandes (1995); Aristotle (2000); Marx and Engels (2000). The research showed that these relationships are based on the colonizing logic of the popular saying, serving as an osbstacle to allow the collective to be self-educated at the moment of decision making. However, the same pedagogical political policies take place in an environment of conflict anchored by individual and collective interests, presenting a chemical dial: or care as an aggregating mechanism of political intentions and pedagogical practices among school principals and counselors.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28252
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.