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Título: O uso da lousa digital interativa e objetos de aprendizagem no desenvolvimento de processos mentais básicos como base para elaboração do conceito de número
Autor(es): Bandeira, Maria Luziene da Silva Azevedo
Orientador: Maia, Dennys Leite
Palavras-chave: Lousa digital interativa;Objeto de aprendizagem;Processos mentais básicos
Data do documento: 24-Mai-2019
Referência: BANDEIRA, Maria Luziene da Silva Azevedo. O uso da lousa digital interativa e objetos de aprendizagem no desenvolvimento de processos mentais básicos como base para elaboração do conceito de número. 2019. 189f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A motivação desta dissertação está na necessidade de otimizar recursos digitais existentes nas escolas públicas de Natal/RN, especialmente, as Lousas Digitais Interativas (LDI), proporcionando metodologias inovadoras no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições da integração da lousa digital interativa e objetos de aprendizagem (OA) na prática docente para o desenvolvimento de processos mentais básicos como base para elaboração do conceito de número, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: i) Identificar objetos de aprendizagem na LDI que contribuem para o desenvolvimento de processos mentais básicos na construção de conceitos matemáticos. ii) Elaborar e avaliar atividades que integrem recursos digitais e analógicos no desenvolvimento de processos mentais e, iii) Analisar os processos mentais básicos desenvolvidos pelos alunos a partir da integração da LDI nas aulas de Matemática. A dissertação teve como suporte teórico alguns autores que tratam sobre tecnologias digitais, LDI e OA na Educação e, especificamente, na Matemática. Lorenzato (2008) apresenta sete processos mentais básicos que contribuem na elaboração do conceito de número aos alunos no processo de alfabetização matemática, quais são: correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação. A pesquisa foi realizada com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública de Natal/RN. As análises dos dados ocorreram por meio de inferências realizadas pela professora-pesquisadora, a partir e durante as interações realizadas pelos sujeitos (professora e alunos) nas aulas organizadas em atividades sequenciadas. Nesse percurso, os alunos estiveram em contato com a LDI, objeto de aprendizagem (OA) e, inclusive, com recursos analógicos que contemplaram habilidades e competências no campo dos processos mentais básicos desenvolvidos nas atividades sequenciadas, que compreenderam em sete aulas. Assim, por meio de perspectiva metodológica baseada na Pesquisa-Ação, a pesquisadora analisou a contribuição das tecnologias digitais no progresso dos processos mentais básicos desenvolvidos com alunos a partir de relações de interação (aluno-aluno) e interatividade (recurso digital-alunos) dos sujeitos envolvidos. Quanto aos resultados, foi evidenciado que a integração da LDI no desenvolvimento dos processos mentais básico mostrou-se relevante tendo em vista que ampliou as estratégias metodológicas na construção do conhecimento dos alunos, tornando-a um recurso que potencializa a dinâmica do ensino e da aprendizagem. Contribuiu além da aprendizagem dos conceitos matemáticos, com a motivação de alguns alunos que pouco atuavam nos momentos convencionais das aulas, sem uso da LDI.
Abstract: A motivation for this dissertation is based on the necessity of providing digital resources to existing publications of the Natal / RN, especially, especially the interactive whiteboard (IWB), a proposition of methodologies in process and of the process of mathematics. In this sense, this work as the principal analyst as contributors to the integrated digital interactive and object of learning (OA) to the doctrine of the process of developing the basis of the first base of the number, with students of the 1st year of Elementary School. To do so, the following specific objectives were outlined: i) Identify learning objects in IWB that contribute to the development of basic mental processes in the construction of mathematical concepts. ii) Develop and evaluate activities that integrate digital and analog resources in the development of mental processes; and iii) Analyze the basic mental processes developed by students from the integration of LDI in mathematics classes. The dissertation had as theoretical support some authors that deal with digital technologies, IWB and OA in Education and, specifically, in Mathematics. Lorenzato (2008) presents seven basic mental processes that contribute to the elaboration of the concept of number to students in the process of mathematical literacy, which are: correspondence, comparison, classification, sequencing, serialization, inclusion and conservation. The research was conducted with students of the 1st year of elementary school, from a public school in Natal / RN. Data analysis occurred through inferences made by the researcher-teacher, from and during the interactions performed by the subjects (teacher and students) in the classes organized in sequenced activities. In this course, the students were in contact with the IWB, object of learning (OA) and even with analog resources that included skills and competences in the field of basic mental processes developed in the sequenced activities, which comprised seven classes. Thus, through a methodological perspective based on Action Research, the researcher analyzes the contribution of digital technologies in the progress of the basic mental processes developed with students from interaction relations (student-student) and interactivity (digital-student resource) the subjects involved. Regarding the results, it was evidenced that the integration of IWB in the development of basic mental processes was relevant considering that it expanded the methodological strategies in the construction of students’ Knowledge, making it a resource that enhances the dynamics of teaching and learning. It contributed beyond the learning of mathematical concepts, with the motivation of some students who did little at conventional moments of classes without using the IWB.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28335
Aparece nas coleções:PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais

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