Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12457
Title: Cravo do canavial: "entre" o maracatu rural e a mímesis corpórea: a construção de uma dramaturgia cênica
Authors: Martins, Carla Pires
Keywords: Teatro. Mímesis corpórea. Maracatu rural. Ator. Composição;Theater. Corporeal mimesis. Rural maracatu. Actor. Composition
Issue Date: 25-Mar-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MARTINS, Carla Pires. Cravo do canavial: "entre" o maracatu rural e a mímesis corpórea: a construção de uma dramaturgia cênica. 2013. 172 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Essa dissertação se deu a partir de uma investigação sobre a aplicação da Técnica da Mímesis Corpórea, sistematizada pelo Lume, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, associada à matriz do Maracatu Rural, especificamente do grupo Cambinda Brasileira (Nazaré da Mata PE), a fim de fomentar o treinamento e o trabalho de composição do ator. A partir de uma metodologia empírica, que se utilizou da análise de experiências práticas processo de aplicação da Mimese Corpórea e montagem de espetáculo teatral associada à pesquisa bibliográfica, pude investigar caminhos de possível resignificação desta Técnica, utilizando elementos referentes ao ritual e ao jogo presentes na manifestação popular em questão e experimentar através da concepção do espetáculo Cravo do Canavial tais caminhos
Abstract: The present dissertation has begun with an investigation about the application of the Technique of the Corporeal Mimesis, systematized by the Lume, Interdisciplinary Center for Theatrical Research of Unicamp, associated with the matrix of Rural Maracatu, specifically of the group Cambinda Brasileira (Nazaré da Mata PE), with the purpose of promote the training and the composition work of the actor. Starting from an empirical methodology, which used the analysis of practical experiences the application process of the Corporeal Mimesis and the construction of a theater play associated with bibliographical research, I could investigate possible ways of re-signification of this technique, using components related to the ritual and the game present in the popular event in question, and experience such paths through the conception of the play Cravo do Canavial
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12457
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CravoCanavialMaracatu_Martins_2013.pdf3,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.