Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13725
Title: Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais
Authors: Gomes, Marcelo Bolshaw
Keywords: Eleições;Mídia e Política;Election;Media and Politics
Issue Date: 20-Apr-2006
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GOMES, Marcelo Bolshaw. Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais. 2006. 212 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Portuguese Abstract: Descreve-se aqui a formação da Imagem Pública de Luis Inácio Lula da Silva através do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, nas quatro eleições presidenciais que marcaram o período de democratização do País: 1989, 1994, 1998 e 2002. O fato de um candidato contrário às elites, três vezes derrotado em eleições anteriores, conseguir convencer através da mídia a elegê-lo eleitores que votavam antes em seus adversários, demonstra que a democracia representativa brasileira é institucionalmente compatível com regime de informação imposto pelos meios de comunicação de massa na sociedade atual? Além de comprovar a preponderância da Imagem Pública em processos eleitorais em que o Cenário de Representação da Política se caracteriza pela imprevisibilidade, a pesquisa constatou ainda que a atual luta política, mais que uma luta meramente pela visibilidade imposta pela TV e pelos meios de comunicação em geral ainda é uma disputa política. E que a mídia enquadra a política, mas também é por ela agendada, principalmente em momentos de grande incerteza política e/ou pouca previsibilidade eleitoral
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13725
Appears in Collections:PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QuatroVezesLula-lá_Gomes_2006.pdf546,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.