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Título: Autoconhecimento e práticas corporais: para uma educação transpessoal integradora do saber ao ser no processo de formação inicial dos alunos de educação física
Autor(es): Albuquerque, Edmilson Pinto de
Palavras-chave: Autoconhecimento;Educação Transpessoal;Formação de Professores;Práticas Corporais;Self-knowledge;Transpersonal Education;Teaching Formation;Corporal Practice
Data do documento: 6-Nov-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ALBUQUERQUE, Edmilson Pinto de. Autoconhecimento e práticas corporais: para uma educação transpessoal integradora do saber ao ser no processo de formação inicial dos alunos de educação física. 2007. 12 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Abstract: This thesis deals with the self-knowledge importance and corporal practices and the contribution of the Transpersonal Education for the initial formation process of students of Physical Education. In this context, students are stimulated to come in contact with the bases of learning to know, to make, to live together and to be for the promotion of integral education. We give priority to holistic conception of educating based in Emergent Paradigm. In this conception, student in initial formation is led to get back the view of integral being, life and love as education basis. We had as starting point, the essential dimensions to the learning geared toward the embodiment integration, autopoiesis and trans-disciplinarity. This work presents tracks for the teacher formation of Physical Education. It deals with the unfolding of teaching experiences in 2006, in Graduation Course in Physical Education of Universidade Federal do Rio Grande do Norte, in subject of Corporal Conscience, offered to undergraduate students which can be characterized as an action-research. This process was chosen as knowledge and intervention method because it allowed knowing and acting at the same time, studying the conditions and results of accomplished experience. In shared meetings with reflected experiences, we appeal to the experiences of situations that had mobilized the corporal, emotional, mental and spiritual dimensions of participants. The data collected through observations, accounts, questionnaires and interviews of learning processes had been starting points for the beginning of dialogue along with students of Graduation Course in Physical Education. The findings had been interpreted through of hermeneutics and discourse analysis. In this research, participants are considered as protagonist and boosters of educative process. The theoretical basis was supported by Transpersonal Education which contributed for a peace culture and respectful relationship. In its initial formation process, this research protagonists had evidenced of the importance of transpersonal education, geared toward action and changing, new ways of being and living together, facing the daily conflicts from a human and rational perspective. The research emphasized the importance of a new look on the teacher formation of Physical Education to face the limits of fragmented formation. Thus, we recognize that through the teacher education process, the transpersonal education provided wide significant changes reported during research, extending and re-meaning different learning levels such as: cognitive, emotional, attitudinal, and behavioral geared toward the personal and transpersonal development, reiterating the relevance of self-knowledge for development and establishment of pedagogical practice which prioritizes the life direction. The necessity of integrating knowledge to being in the initial process of teaching formation was emphasized in all the transpersonal meetings
Resumo: A tese trata da importância do autoconhecimento e as práticas corporais e a contribuição da Educação Transpessoal para o processo de formação inicial dos alunos de Educação Física. Nesse contexto os alunos são incentivados a entrar em contato com os fundamentos de aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser para a promoção da educação integral. Priorizamos a concepção holística de educar baseada no Paradigma Emergente. Nessa concepção os alunos em formação inicial são conduzidos a resgatar a visão do ser integral, a vida e o amor como fundamento da educação. Tivemos como fio condutor, as dimensões constitutivas para o aprender voltadas para a integração da corporeidade, da autopoiesis e da transdisciplinaridade. Este trabalho apresenta pistas para a formação do professor de Educação Física. Trata do desdobramento de vivências docentes experienciadas em 2006, no Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na disciplina de Consciência Corporal, oferecida aos alunos em formação. Podendo ser caracterizada como uma pesquisa ação. A pesquisa-ação foi escolhida como método de conhecimento e intervenção porque permitiu ao mesmo tempo conhecer e atuar, estudando as condições e os resultados da experiência efetuada. Nos encontros compartilhados com experiências refletidas, recorremos às vivências de situações que mobilizaram as dimensões corporais, emocionais, mentais e espirituais dos participantes. Os dados coletados por meio de observação, registros, questionários e entrevistas dos processos de aprender foram pontos de partida para o início do diálogo junto aos alunos em formação do Curso de Graduação em Educação Física. Os dados encontrados foram interpretados por meio da hermenêutica e análise do discurso. Os participantes são considerados nessa pesquisa como protagonistas e impulsionadores do processo educativo.O referencial teórico, foi ancorado pela Educação Transpessoal, educação que contribuiu para uma cultura de paz e de convivência respeitosa. Os protagonistas da pesquisa no seu processo de formação inicial constataram a importância da educação transpessoal, voltada para a ação e mudança, para novas maneiras de ser e de viver, encarando os conflitos do cotidiano numa perspectiva humana e racional. A pesquisa ressaltou a importância de um novo olhar sobre a formação do Professor de Educação Física para enfrentar os limites da formação fragmentada. Reconhecemos, assim, que através do processo de formação de professores, a educação transpessoal proporcionou amplas mudanças significativas relatadas durante a pesquisa, ampliando e re-significando diferentes níveis de aprendizagem: cognitivo, emocional, atitudinal, e comportamental voltados para o desenvolvimento pessoal e transpessoal, reiterando a relevância do autoconhecimento para o desenvolvimento e estabelecimento de uma prática pedagógica que priorize o sentido da vida. Foi destacado em todos os encontros transpessoais a necessidade da integração do saber ao ser no processo inicial de formação docente
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14121
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

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