Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14179
Title: Da informação ao conhecimento :o jornalismo científico na contemporaneidade
Authors: Veras Júnior, José Soares de
Keywords: Jornalismo científico;Educação;Reportagem;Comunicação;Scientific journalism;Education;Reportage;Communication
Issue Date: 25-Jul-2005
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: VERAS JÚNIOR, José Soares de. Da informação ao conhecimento :o jornalismo científico na contemporaneidade. 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
Portuguese Abstract: O objeto de estudo desta dissertação consiste na análise da atual natureza do Jornalismo Científico, onde se estuda a historicidade deste segmento noticioso, sua produção de pautas e a atual indústria que cerca este nicho específico do jornalismo moderno. Leva-se em consideração o potencial educativo deste tipo de jornalismo especializado e entende-se a comunicação como uma ciência transdisciplinar. Para isto elegeu-se como categoria de análise os Estudos de Recepção e Mediação sobretudo das vertentes norte-americanas e britânicas além de se utilizar também o conceito de reportagem para identificar como se estabelecem as relações epistemológicas entre Comunicação e Educação. Entre os objetivos específicos do trabalho está a averiguação do caráter científico da comunicação; análise das características industriais e ideológicas dos periódicos científicos mais atuantes no Brasil e no Rio Grande do Norte; e por fim: análise das correntes teóricas da Pedagogia que se alicerçam nos referenciais teóricos da Comunicação Social, a exemplo da Linguagem Total, de Francisco Gutierrez
Abstract: The purpose of this dissertation is to analyze the actual nature of the Scientific Journalism, studying the historical facts from these informations segment, their matters production and the news industries that work with these specific niche of the contemporary journalism. It is taken into account the educational potential of the specialized journalism and it is considered the communication as a transdiciplinary science. To get into this point it was elected as an analyze category the Reception it Mediation Studies specially the north-americans theories besides the utilization also of the reportage concept to identify how to establish the epistemological relations between Communication and Education. Among the objectives of this dissertation are the investigation of the scientific character of the journalism; the analysis of the theoretical currents of Pedagogy that are based on the theory of Social Communication, as for example the Total Language and the analysis of the industrial and technological characteristics of the most important scientific and cultural magazines of Brazil, Northeast and Natal
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14179
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoseSVJ.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.