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Title: Alimento como metáfora, metáfora como alimento : a arte de nutrir uma educação complexa
Authors: Lima, Analwik Tatielle Pereira de
Keywords: Educação;Complexidade;Metáfora;Estética do alimento;Alimento como metáfora;Éducation;Compléxité;Métaphore;Esthétique de l aliment;L aliment comme métaphore
Issue Date: 10-Dec-2008
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Analwik Tatielle Pereira de. Alimento como metáfora, metáfora como alimento : a arte de nutrir uma educação complexa. 2008. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Portuguese Abstract: Esta narrativa descreve o percurso de uma pesquisa e as reflexões dela decorrentes aqui anunciadas como uma odisséia gastronômica e uma geografia gulosa , cujos elementos interpretativos tornem possível conceber que uma leitura da metáfora e da estética alimentar possam contribuir para se pensar uma educação sensível, complexa, uma educação guiada por uma experimentação estética da condição humana, que aciona os sentidos, permitindo evocar e rememorar conhecimentos e saberes pertinentes, e que reitera a indissociabilidade do sujeito em seus vários pólos constituintes: natureza e cultura, emoção e razão. Como contribuição epistemológica, a dissertação, busca ampliar a compreensão de estudos que abordam o Corpo, o Alimento, a Metáfora, a Estética e a Educação, acionando inter-relações, entre os espaços acadêmico e cotidiano, experimentando outras formas de sentir, pensar e estar no mundo. Impulsionada por uma razão gulosa, e como num ritual de preparação do alimento, escolho transversalizar saberes; construo um diálogo entre autores de áreas de conhecimentos múltiplos, como a Filosofia, a Antropologia, a Etologia e a Educação, operando uma ressignificação de conceitos. Para a empreitada dessa odisséia gastronômica, descubro a aproximação entre um programa enquanto método e um livro de receitas culinárias herméticas. Optei por construir estratégias metodológicas que indicassem caminhos nos quais a imaginação, a criatividade e a reinvenção possam e devam servir como especiarias, impregnando de odores, sabores e cores o conhecimento, sem abrir mão do rigor, princípio inegociável a uma ciência aberta. Escolhi para me acompanhar sábios, cientistas e poetas, entre os quais destaco Michel Onfray, Boris Cyrulnik, Merleau-Ponty, Edgar Morin e Conceição Almeida. Com eles, desenhei mapas, provei geografias, terras, céus. Convivi com histórias e personagens concretos e imaginários; convoquei lembranças acumuladas na infância, com suas tramas, texturas, sabores, aromas, cores, imagens, gestos, palavras e silêncios, em que o corpo torna-se um mediador de acesso ao conhecimento. Como artifício complementar para prosseguir viagem, apostando na relação fundamental entre corpo, alimento, metáfora, estética e educação, recorro ao cinema, buscando apreender nessa arte uma existencialidade humana por meio da relação entre vida, alimento e personagens. Por fim, reafirmo a importância de nutrir afetos através de uma formação e de um modo de pensar capazes de solidarizar conhecimentos separados, e que contribuam para uma consciência da condição humana e para o aprendizado de uma educação da vida e para a vida
Abstract: Cette narrative fait le parcours d une recherche et de ses reflexions ici annoncé comme une odissée gastronomique et une géografie gourmante , dont les elements interpretatifs rendent possible concevoir qu une lecture de la métaphore et de la stéthique alimentaire puissent contribuer pour penser une éducation sensible, complexe, une education guidée par une experimentation esthétique de la condition humaine, qui provoque les sens, qui permettent évoquer et récuperer les connaissances et les savoirs pertinents, et qui confirme l indissociabilité du sujet dans ses plusieurs poles : nature et culture, émotion et raison. Comme contribution epistémologique, la dissertation, cherche étendre la compréhension d études qui abordent le Corp, l Aliment, la Métaphore, l Esthétique et l Éducation, en déclanchant des relations entre les espaces académicien et cotidien, en expérimentant d autres formes de sentir, penser et d être dans le monde. Poussée par une raison gourmande, et comme dans un rituel de préparation d aliment, j opte par les rélations transversales des savoirs ; je construis un dialogue entre les auteurs de domaine de connaissances multiples, comme la Filosophie, l Antropologie, l Étologie et l Éducation, en travaillant une reconstruction de concepts. Pour la tâche de cette odissée gastronomique, je découvre l approche entre un programme, comme méthode, et un livre de recettes culinaires hermétiques. J ai choisi de construir des estratégies métodologiques qui indiquent les chemins sur les quelles l imagination, la créativité et la réinvention, non seulement puissent mais doivent servir comme des épiceries qui emprègne d odeurs, de saveurs et de couleurs la connaissance, sans laisser de côté la rigueur, principe inégociable dans une science ouverte. J ai choisi, pour m accompagner dans cet étude, des sages, des scientistes et des poètes, entre eux je fais remarquer Michel Onfray, Boris Cyrulnik, Merleau-Ponty, Edgar Morin e Conceição Almeida. Avec eux, j ai déssiné des cartes, goûté des géographies, des terres, des ciels. J ai fréquenter des histoires et des personnages concrets et imaginaires; j ai convoqué des souvenirs acumulés pendant l enfance, avec ses trames, ses textures, ses saveurs, ses parfuns, ses couleurs, ses images, ses gestes, ses mots et ses silences, où le corp devient un médiateur d accès à la connaissance. Comme artifice complémentaire pour suivre la route, je parie sur le rapport fondamental entre le corp, l aliment, la métaphore, l esthétique et l Éducation, je m utilise du Cinéma, en cherchant d apprendre dans cet art, une éxistentialité humaine par le rapport entre la vie, l aliment et les personnages. Finalement, je reaffirme l importance de nourir des affections par une formation et une manière de penser capables de conecté des connaissances d univers dinstingués, et qui contribuent pour une conscience de la condition humaine et l apprentissage d une éducation de la vie et pour la vie
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14301
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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