Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Ana Lúcia Assunção Aragãopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:36:34Z-
dc.date.available2007-07-16pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:36:34Z-
dc.date.issued1998-03-11pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Ana Lúcia Assunção Aragão. A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados. 1998. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1998.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14470-
dc.description.abstractThis work is a case study to investigate the dynamics of the historians thought as they produce a knowledge about the history of the area measurement systems as forms of historical expressions and representations. We refer to some of the ideas of David Bohm (1989, 1992, 1994, 1996) to support our theoretical understanding about the operation of thought. We chose a period that is recognized by the theorists as the origin of the geometrical thought -embracing the knowledge developed by the Egyptians, Babylonians, Chinese, Hindus, Greeks and Romans- and is referred to as containing a cycle in the development of this knowledge, described as beginning, apogee and decline. We assume this history, as told by the theorists, as a version that we organize and tell with the help of three sets of categories. The first refers to the elements that take part in the measurement practices; the second refers to the historians understanding about the development of the scientific knowledge. This exercise allowed us to extract the theorists main beliefs, that we criticized in the light of the knowledge about Cubação (Dal Pian, 1990). We stress the importance of the methodological approach adopted in this study to the teaching of Geometry and its historyeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectPensamento geométricopor
dc.subjectAnálise históricapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducation of scienceseng
dc.subjectGeometrical thoughteng
dc.subjectHistorical analysiseng
dc.titleA dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significadospor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorIDCPF:24238333420por
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2056678007333419por
dc.contributor.advisorIDCPF:55853501887por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8292624249192354por
dc.contributor.referees1Martins, Isabel Gomes Rodriguespt_BR
dc.contributor.referees1IDCPF:72587199700por
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768886E0por
dc.contributor.referees2Kulesza, Wojciech Andrzejpt_BR
dc.contributor.referees2IDCPF:33124310853por
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7408584269961175por
dc.contributor.referees3Fossa, John Andrewpt_BR
dc.contributor.referees3IDCPF:13056476453por
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2466525106349625por
dc.contributor.referees4Almeida, Maria da Conceição Xavier dept_BR
dc.contributor.referees4IDCPF:27708802415por
dc.contributor.referees4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4por
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a investigar a dinâmica do pensamento dos historiadores ao comporem um conhecimento sobre história dos sistemas de medidas de área, enquanto formas de expressões e representações históricas, através de um estudo de caso. Para subsidiar teoricamente o nosso entendimento sobre a operação do pensamento, recorremos a algumas idéias de David Bohm (1989, 1992, 1994, 1996). Elegemos um período reconhecido pelos teóricos como contendo as origens do pensamento geométrico -abrangendo os conhecimentos desenvolvidos pelos egípcios, babilônios, chineses, hindus, gregos e romanos- e referido como comportando um ciclo de desenvolvimento desse conhecimento, descrito como iniciação, apogeu e declínio. Assumimos essa história, tal como contada pelos teóricos, como uma versão, que organizamos e relatamos com o auxílio de três conjuntos de categorias. Um referente aos elementos envolvidos nas práticas de mensuração, outro referente ao entendimento dos historiadores sobre o desenvolvimento do conhecimento geométrico e o terceiro, referente à natureza do desenvolvimento do conhecimento científico. Este exercício nos possibilitou extrair as principais crenças dos teóricos que criticamos à luz do conhecimento sobre cubação (Dal Pian, 1994). Destacamos a importância da abordagem metodológica adotada neste estudo para o ensino da geometria e de sua históriapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DinâmicaPensamentoGeométrico_Gomes_1998.pdf844,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.