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dc.contributor.advisorGóis, Francisca Lacerda dept_BR
dc.contributor.authorMarques, Antonia Batistapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:36:49Z-
dc.date.available2014-08-07pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:36:49Z-
dc.date.issued2009-11-16pt_BR
dc.identifier.citationMARQUES, Antonia Batista. Há possibilidade do ensino da história desenvolver o pensamento teórico?. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14578-
dc.description.abstractThe expectation that there is a relationship between the teaching of history and the development of theoretical thinking , this study aimed to examine this relationship with the collaboration of two teachers who teach in the fourth year of elementary school in a public school in the city of Mossley - RN . Sues the theoretical and methodological contributions are identified with the history Dialectical Materialism . The methodological approach was collaborative research . Was based on studies of Vygotsky ( 1998, 2001 ) , Rubinstein (1965 , 1973) , Ibiapina (2007 , 2008) , Afanassiev (1985 ) , Goes (2003 ) , Ferreira and Ibiapina (2005 , 2006, 2007 ) , Davydov (1981 ) , Glenisson (1991 ) among others . The methodological procedures consisted of : meetings , questionnaire , interview , cycles of reflective studies , reports of experiences and reflective session. For data analysis , we used the methodology of conceptual elaboration , proposed by Ferreira (2009 ) and the shares of reflection proposed by Magalhães (2000 ) . Data analysis indicates the predominance of empirical thinking of collaborating both with regard to the process of design and ( re ) development of the concepts of history and theoretical thinking on the relationship between history teaching and the development of theoretical thought . However , we see the beginning of the start of the change process in thinking the teaching of historyeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória. Pensamento teórico. Pesquisa colaborativa. Conceitospor
dc.subjectHistory . Theoretical thought . Collaborative research . Conceptseng
dc.titleHá possibilidade do ensino da história desenvolver o pensamento teórico?por
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorIDCPF:48069825472por
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8465699875851856por
dc.contributor.advisorIDCPF:08595224404por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5324357415270200por
dc.contributor.referees1Queiroz, Liomar Costa dept_BR
dc.contributor.referees1IDCPF:10844341487por
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5639194100466239por
dc.contributor.referees2Aguiar, Olivette Rufino Borges Pradopt_BR
dc.contributor.referees2IDCPF:07868340304por
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4349263755135845por
dc.description.resumoNa expectativa de que existe uma relação entre o ensino da História e o desenvolvimento do pensamento teórico, esse estudo se propôs a analisar a referida relação com a colaboração de duas professoras que lecionam no quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública do município de Mossoró RN. Os sues aportes teórico-metodológicos identificam-se com o Materialismo Histórico Dialético. A abordagem metodológica foi a pesquisa colaborativa. Se pautou nos estudos de Vygotsky (1998, 2001), Rubinstein (1965; 1973), Ibiapina (2007; 2008), Afanássiev (1985), Góis (2003), Ferreira e Ibiapina (2005; 2006, 2007), Davýdov (1981), Glénisson (1991) entre outros. Os procedimentos metodológicos constaram de: encontros, questionário, entrevista, ciclos de estudos reflexivos, relato de experiências e sessão reflexiva. Para análise dos dados, utilizamos a metodologia de elaboração conceitual, proposta por Ferreira (2009) e as ações da reflexão propostas por Magalhães (2000). A análise dos dados indica a predominância do pensamento empírico das colaboradoras, tanto no que diz respeito ao processo de elaboração e (re) elaboração dos conceitos de História e de pensamento teórico, quanto à relação entre o ensino da História e o desenvolvimento do pensamento teórico. No entanto, constatamos início do desencadeamento do processo de mudança na forma de pensar o ensino da Históriapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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