Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15042
Título: Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN
Autor(es): Pereira, Flavia Aparecida Barbosa
Palavras-chave: Educação em engenharia. Engenharia de produção. Ensino médio. Escolha da carreira. Estratégias de ensino/ aprendizagem;Education. Engineering. Production engineering. High school. Career choice. Strategies for teaching/ learning.
Data do documento: 27-Mar-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: PEREIRA, Flavia Aparecida Barbosa. Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral investigar e descrever as metodologias utilizadas pelas escolas de ensino médio que contribuem com a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foram identificadas as práticas pedagógicas das escolas que contribuem/auxiliam o aluno do ensino médio na escolha da carreira. O objeto de investigação foram as escolas de ensino médio que mais aprovam no curso de engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto aos objetivos a pesquisa é considerada exploratória, pois as informações obtidas não podem ser quantificáveis e os dados obtidos são analisados indutivamente. O método utilizado é o estudo de caso, pois se trata de um estudo contemporâneo dentro do contexto da vida real. A pesquisa foi realizada com os coordenadores pedagógicos do ensino médio das escolas selecionadas, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2012. Os dados foram coletados por meio de análise documental, entrevista semi-estruturada e a observação. Os resultados mostram que as escolas que mais aprovam no curso de Engenharia de Produção da UFRN são: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia-(IFRN); Colégio Salesiano São José; Centro de Educação Integrada-CEI (Mirassol); Colégio Marista de Natal; Colégio e Curso-(CAP). Os resultados, encontrados na pesquisa, mostram que os motivos que levam a escolha pelo curso de Engenharia de Produção conforme os ingressantes 2000-2012 estão relacionados à vocação e à oferta de mercado de trabalho. Foi possível identificar que 80% dos alunos egressos no curso de Engenharia de Produção da UFRN, concluíram o ensino médio em escolas particulares no turno diurno. Espera-se desta forma contribuir com estudos e pesquisas na área de educação em engenharia de produção relacionando a educação básica e a escolha da carreira a fim de reduzir as taxas de evasão em uma das profissões mais importantes para o crescimento sustentável do país
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15042
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FlaviaABP_DISSERT.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.