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Título: Qualidade em serviços de saúde: uma contribuição à definição de um modelo paramétrico e padrão de qualidade do tempo agendado para consulta ambulatorial
Título(s) alternativo(s): The development of a knowledge management model to support product development process
Autor(es): Bezerra, Paulo Ricardo Cosme
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Desenvolvimento de produtos;Modelo teórico;Cultura organizacional.;Ferramentas de tecnologia de informação;Management;Products development;Theoretical model;Culture organizational;System of information technology
Data do documento: 19-Mai-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: BEZERRA, Paulo Ricardo Cosme. The development of a knowledge management model to support product development process. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: The knowledge management has received major attention from product designers because many of the activities within this process have to be creative and, therefore, they depend basically on the knowledge of the people who are involved in the process. Moreover, Product Development Process (PDP) is one of the activities in which knowledge management manifests in the most critical form once it had the intense application of the knowledge. As a consequence, this thesis analyzes the knowledge management aiming to improve the PDP and it also proposes a theoretical model of knowledge management. This model uses five steps (creation, maintenance, dissemination, utilization and discard) through the verification of the occurrence of four types of knowledge conversion (socialization, externalization, combination and internalization) that it will improve the knowledge management in this process. The intellectual capital in Small and Medium Enterprises (SMEs) managed efficiently and with the participation of all employees has become the mechanism of the creation and transference processes of knowledge, supporting and, consequently, improving the PDP. The expected results are an effective and efficient application of the proposed model for the creation of the knowledge base within an organization (organizational memory) aiming a better performance of the PDP. In this way, it was carried out an extensive analysis of the knowledge management (instrument of qualitative and subjective evaluation) within the Design department of a Brazilian company (SEBRAE/RN). This analysis aimed to know the state-of-the-art of the Design department regarding the use of knowledge management. This step was important in order to evaluate in the level of the evolution of the department related to the practical use of knowledge management before implementing the proposed theoretical model and its methodology. At the end of this work, based on the results of the diagnosis, a knowledge management system is suggested to facilitate the knowledge sharing within the organization, in order words, the Design department
metadata.dc.description.resumo: A gestão do conhecimento tem recebido grande atenção dos profissionais que atuam no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), pois muitas das atividades deste processo têm um caráter criativo e, portanto, dependem fundamentalmente do conhecimento das pessoas que o realizam. Além disso, o PDP é um dos processos onde a necessidade da gestão do conhecimento se manifesta de forma mais crítica devido a intensa aplicação do conhecimento. Assim, esta dissertação analisa a gestão do conhecimento com o objetivo da melhoria do PDP e propõe um modelo teórico de gestão do conhecimento. Este modelo utiliza-se de cinco passos (criação, manutenção, disseminação, utilização e exclusão) através da verificação da ocorrência de quatro tipos de conversões do conhecimento (socialização, externalização, combinação e internalização) que poderá potencializar a gestão do conhecimento nesse processo. O capital intelectual nas pequenas e médias empresas gerenciado eficientemente e com a participação de todos que a compõe vem se tornando o mecanismo fomentador dos processos de criação e transferência de conhecimento, auxiliando e, conseqüentemente, melhorando o PDP. Os resultados esperados são uma efetiva e eficaz aplicação do modelo proposto para a criação da base de conhecimento numa organização (memória organizacional) atingindo, assim, um desempenho no PDP superior ao diagnosticado anteriormente. Desse modo, foi realizado um diagnóstico de gestão do conhecimento (instrumento de avaliação qualitativa e subjetiva) no setor de Design do SEBRAE/RN na tentativa de saber o estado da arte do setor com relação à gestão do conhecimento. Esta etapa é imprescindível para avaliar em que nível o setor se encontra com relação às práticas de gestão do conhecimento antes de implementar o modelo e sua metodologia. Ao final do trabalho, mediante os resultados do diagnóstico, sugere-se uma ferramenta de gestão do conhecimento para facilitar o compartilhamento do conhecimento dentro da organização, no caso, do setor
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15084
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