Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16038
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBorba, Gilvan Luizpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Gilberto Morel de Paula ept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:04:49Z-
dc.date.available2008-02-22pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:04:49Z-
dc.date.issued2007-10-18pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Gilberto Morel de Paula e. The Computer Science as Didactic Resource for Physics Learning in the Medium Teaching. 2007. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16038-
dc.description.abstractThe accomplishment of this work was motivated by our concerns, while teacher of Physics discipline, in the medium teaching and in the higher education, where we have been observing a lot of difficulties in the students' acting, to the they try to give pursuit out to their studies of the classroom, because of the lack of appropriate equipments, or even, of a laboratory where they can put in practice the studied contents. The work aims at to build and to test an educational software that it serves as tool auxiliadora in Physics learning in the Medium Teaching, in the area of electricity, with emphasis in the study of the electrodynamic in resistors. The developed software comes as an alternative to the learning problems, putting the computer science as auxiliary tool, because, besides being an alternative in the middle of the technological expansion, endowed with several resources, it stimulates the significant learning, according to David Ausubel's perspective. A software containing a program destined to the applicability of physics contents in the branch of the electricity is presented as an auxiliary tool, where the student can, not just, to review the contents presented at room, as well as for in practice, through a virtual laboratory, some of these contents, besides testing their knowledge through a bank of discursive subjects. The evaluation of the developed software was made submitting him/it to the professionals' of physics area appreciation. Equally, through continuous evaluations, they were made comparisons among the students' of five different groups acting, in the same school, that you/they were used of the program as tool of his auxiliary learning, and the acting of those that didn't use iteng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectEletricidadepor
dc.subjectComputer scienceeng
dc.subjectSignificant learningeng
dc.subjectElectricityeng
dc.titleA Informática como recurso didático para a aprendizagem de Física no ensino médiopor
dc.title.alternativeThe Computer Science as Didactic Resource for Physics Learning in the Medium Teachingeng
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9585449802058281por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0043059721601657por
dc.contributor.referees1Moura, Dante Henriquept_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720357515433453por
dc.contributor.referees2Barreto, Ciclamio Leitept_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2532760140534053por
dc.description.resumoA realização deste trabalho foi motivada por nossas preocupações, enquanto professor da disciplina de Física, no ensino médio e no ensino superior, onde temos observado muitas dificuldades no desempenho dos alunos, ao tentarem dar prosseguimento a seus estudos fora da sala de aula, em virtude da falta de equipamentos adequados, ou mesmo, de um laboratório onde eles possam colocar em prática os conteúdos estudados. O trabalho objetiva construir e testar um software educativo que sirva como ferramenta auxiliadora na aprendizagem de Física no Ensino Médio, na área de eletricidade, com ênfase no estudo da eletrodinâmica em resistores. O software desenvolvido apresenta-se como uma alternativa aos problemas de aprendizagem, colocando a informática como ferramenta auxiliar, visto que, além de ser uma alternativa em plena expansão tecnológica, dotada de diversos recursos, estimula a aprendizagem significativa, segundo a perspectiva de David Ausubel. Um software contendo um programa destinado à aplicabilidade de conteúdos de física no ramo da eletricidade é apresentado como uma ferramenta auxiliar, onde o estudante pode, não apenas, rever os conteúdos apresentados em sala, como também por em prática, através de um laboratório virtual, alguns destes conteúdos, além de testar seus conhecimentos através de um banco de questões discursivas. A avaliação do software desenvolvido foi feita submetendo-o à apreciação de profissionais da área de física. Igualmente, através de avaliações contínuas, foram feitas comparações entre o desempenho de alunos de cinco turmas distintas, na mesma escola, que se utilizaram do programa como ferramenta auxiliadora de sua aprendizagem, e o desempenho daqueles que não o utilizarampor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GilbertoMPS.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.